Saguões cheios, ônibus de turismo chegando e partindo, agentes de viagem a postos e intensa movimentação de passageiros em início ou no final de mais uma jornada. O ambiente do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini no primeiro dia da temporada de cruzeiros 2014/2015, na manhã deste domingo (9), era o retrato fiel do que virá até 27 de abril do próximo ano, último dia previsto para atração de navios no Concais.
O primeiro navio a atracar em Santos na temporada foi Empress (Pullmantur), vindo de Búzios (RJ), desembarcando 1795 passageiros em Santos, e que segue para mesma cidade do litoral fluminense, no final da tarde deste domingo, com 1877 turistas.
Nos próximos 100 dias de operação outras 194 escalas serão realizadas de 17 navios, quando é esperado movimento de quase 800 mil pessoas. A Secretaria de Turismo (Setur) montou dois postos de informações no terminal, um na área de embarque e outro na área de desembarque de passageiros, sanando dúvidas dos turistas e com distribuição de material de divulgação.
Expectativa e presentes
No saguão de embarque de passageiros, a expectativa dos “marinheiros de primeira viagem” era evidente. A professora Cláudia Conatelli, de Barueri (SP), fará seu primeiro cruzeiro junto com 10 parentes. “Estamos planejando esta viagem há um ano. Finalmente, o dia chegou”. Ao lado de irmãos, primos, sobrinhos e da filha, Claudia afirma que pretende aproveitar tudo. “Vamos brincar, comer bem e curtir o visual”.
Perto dali, já na fila de embarque, Ewerton de Oliveira e Juliana Santos estavam prontos para fazer a viagem que ganharam de presente. “Tive que adiar as minhas férias no começo do ano, a pedido do meu patrão. Como forma de agradecer, ele me deu este cruzeiro”, explicou Oliveira, que é operador de caixa de um restaurante em Indaiatuba (SP).
Outra turista que também aguardava o embarque, Cleide de Fátima Souza, ganhou um outro tipo de “presente” há seis meses e temeu não poder viajar por conta disso. “Comprei a viagem em fevereiro e em maio engravidei. Fiquei felicíssima, mas depois pensei: será que poderei fazer o cruzeiro?”. Liberada pelo médico e na companhia de duas amigas de trabalho, a auxiliar de enfermagem de Campinas (SP) estava ansiosa. “Posso dizer que será nossa primeira viagem juntas”, afirmou Cleide, passando a mão na barriga que “guarda” a pequena Mariana.
Já no estacionamento do terminal, Katia Tavares esperava com as amigas o transfer que as levariam ao aeroporto de Guarulhos (SP). Moradora de Fortaleza (CE), a consultora de vendas disse que o cruzeiro que acabava de desembarcar superou suas expectativas. “A programação de lazer foi ótima e bastante diversificada”, declarou, Katia, para depois decretar: “No ano que vem, tem mais”.