Café tem poder energético e ajuda na prevenção de doenças | Boqnews
Divulgação

Hábito

17 DE ABRIL DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Café tem poder energético e ajuda na prevenção de doenças

Bebida tem capacidade para estimular concentração e ajuda em prevenções de Alzheimer e câncer de pele

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Por ser antioxidante, o hábito de tomar em média de três a quatro xícaras de café por dia evita o entupimento das artérias e doenças cardíacas

Por ser antioxidante, o hábito de tomar em média de três a quatro xícaras de café por dia evita o entupimento das artérias e doenças cardíacas

Ao leite, expresso ou com chocolate, tomar um cafezinho ao longo do dia já virou tradição para o brasileiro. A bebida tem capacidade para estimular a concentração e ajuda em diversas prevenções de doenças, como, por exemplo, Alzheimer e câncer de pele.

Por ser antioxidante, o hábito de tomar em média de três a quatro xícaras de café por dia evita o entupimento das artérias e doenças cardíacas.

O café é a bebida mais consumida no País. Em média, o brasileiro consome 20 milhões de sacas a cada ano, o equivalente a cerca de 850 xícaras por ano/habitante.

Segundo o Ministério da Saúde, a bebida deve ser consumida com moderação, pois a cafeína pode causar dependência. O uso abusivo de açúcar e adoçante é outro ponto que deve-se ficar atento, pois o excesso de açúcar no organismo é prejudicial à saúde por aumentar a produção de insulina e o peso.

O café também pode trazer riscos. O nutricionista Fabrício Gomes explica que o café, se consumido em grandes proporções, pode causar gastrite. “A bebida apresenta malefícios a médio e longo prazos. Seu consumo em excesso pode desencadear gastrite, culminar em elevação da pressão arterial e má qualidade do sono”.

Muitas pessoas usam a bebida para se manter acordado. No entanto, o consumo em excesso do café e em horas próximas ao sono podem provocar insônia.

O hábito de muitos brasileiros em tomar uma xícara de café após o almoço é repreendido pelo nutricionista. “A bebida deve ser consumida em horários opostos aos horários do almoço e jantar, porque ele pode competir com a Vitamina C e o Ferro, impedindo a absorção desses nutrientes. Como o maior consumo de Ferro está justamente nestas refeições, o café após o almoço será digerido juntamente com os alimentos, por isso deve ser evitado”, enfatizou.

Em uma dieta balanceada, a bebida está liberada. De acordo com Gomes, cerca de 200ml por dia, desde que não seja no período noturno, são ideais.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.