O projeto de lei complementar (PLC) que obriga que os assentos de shows, espetáculos e cinemas sejam numerados, sendo a venda de ingressos de acordo com a respectiva numeração, foi aprovado, em segunda discussão, na sessão da última quinta-feira (12). O projeto agora segue para a sanção do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
De autoria do vereador Geonisio Pereira Aguiar, o Boquinha (PSDB), a ideia do PLC 110/2015é garantir a comodidade de frequentadores de casas de shows e espetáculos evitando a situação de usuários serem obrigados a sentar em posições indesejadas ou mesmo que estabelecimentos disponibilizem mais ingressos do que assentos. Da mesma forma, não poderão ser comercializadas cadeiras soltas ou colocadas em locais que impeçam a livre saída das pessoas.
“Com essa lei, quando alguém for comprar seu ingresso, a pessoa já vai saber exatamente o lugar que vai sentar durante o show ou filme, dando mais conforto aos frequentadores e evitando que casais ou amigos que adquiriam seus tickets juntos sentem separados, por exemplo”, ressalta Boquinha.
Além disso, a norma também acaba com o mal-estar de encontrar alguém sentado no seu lugar, já que haverá uma prova material (ingresso) para definir quem está com a razão. Ao entrar em vigor, a fiscalização do cumprimento da lei será realizada por fiscais de postura da Prefeitura.