Neste domingo (12) celebra-se o amor com o Dia dos Namorados. Data que muitas vezes é a escolhida para oficializar a união com um romântico pedido de casamento. Segundo estudo da Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA), publicado em 2015, os casamentos já ultrapassaram a marca de 1 milhão por ano no País. Só na Região Sudeste, o setor chegou a movimentar R$ 8,6 bilhões.
Mesmo com a crise econômica, o setor – pelo menos até agora – não para de crescer e se adapta para realizar o sonho dos apaixonados. De acordo com Bruna Fernanda, que trabalha com assessoria e planejamento de casamentos, neste momento alguns de seus clientes resolveram adiar um pouco a data, mas a maioria está optando por alternativas mais simples e baratas. “Diminuir a lista de convidados tem sido a principal mudança dos casais. As festas para 300 pessoas já não acontecem com tanta frequência”, explica. Neste cenário, o mini wedding, segundo Bruna, passou a ser o ‘queridinho das noivas’.
“Ele pode ser realizado em um restaurante, por exemplo, que já possui uma estrutura de mobiliário e os noivos não precisam gastar com isso. Os casais que não conseguem diminuir a lista e precisam economizar, tem pesquisado muito e negociado bastante. Além de contratar apenas os fornecedores realmente necessários”. Aqueles que dão um charme a mais ou deixam a festa personalizada estão saindo da lista dos noivos, pois não são obrigatórios e na maioria das vezes os valores são elevados.
Planejar
Para o sócio-fundador do Invista Fácil e consultor financeiro, Samuel Magalhães, e colunista do boqnews.com, o planejamento financeiro é importante em todas as fases de um casal. “Como vivemos um momento financeiro ainda mais desafiador que o comum, esse planejamento se torna imprescindível. Então, de certa forma as pessoas então se planejando mais por não ter opção. Só que em geral essa necessidade sempre existe. As pessoas não percebem, quando a economia está indo bem, o salário está bacana e você acha que consegue pagar sem dificuldades e acaba achando que não precisa se planejar”, explica.
Para realizar a cerimônia de casamento, Samuel explica que o ideal é conseguir realizar o sonho dentro do orçamento do casal, sem que isso gere dívidas. “Na verdade, é importante lembrar que a festa é só o primeiro momento, CXdepois vem a compra de imóvel, o filho, várias decisões na vida do casal. Se planejando já é difícil, imagina sem colocar no papel?”, indaga.
O consultor dá duas dicas a qual ele divide em etapas. A primeira é organizar o controle orçamentário, saber o quanto você ganha e quanto gasta. “Isso pode ser feito individualmente ou do casal, afinal haverá uma vida a dois”, explica. Já a segunda é planejar o futuro, definindo quais serão os investimentos e prioridades desta nova família.
E para finalizar, a assessora de eventos Bruna Fernanda resume bem como o mercado e os noivos passam por este momento: Casar faz parte de um sonho, que pode ser adiado ou simplificado, mas nunca esquecido.
Neste cenário de planejamento, o casal Cristiane Grando e Ronaldo Santa Rosa (foto) mostra que mesmo com a crise econômica, o sonho pode ser realizado, deixando de lado alguns ‘luxos’.
No dia 1º de abril passado, uma surpresa: o pedido inesperado de casamento de Ronaldo Santa Rosa para Cristiane Grando, no palco do Teatro Coliseu, durante o show do cantor Tiago Iorc. A plateia vibrou e se emocionou junto à Cris – como é chamada pelos amigos -, que ao ver seu amado ajoelhado, com a aliança dourada em mãos, e ouvir quer casar comigo?, não hesitou em dizer sim.
Parece sinopse de filme, mas a história é real e foi apenas mais um passo desta longa história de amor que teve início ainda na adolescência. Cris e Ronaldo, que hoje tem 26 e 25 anos – respectivamente – sempre sonharam com a vida a dois e em 2017, felizmente, realizarão este desejo.
Pode-se considerar que os dois sempre foram fiéis a este objetivo. Segundo Cris, mesmo antes do noivado, o casal já idealizava um dia subir ao altar e depois juntar as escovas de dentes. “Procuramos saber os gastos com a cerimônia/recepção e também com moradia para termos uma ideia e vermos se estava dentro do que imaginávamos”, conta Cris.
Alguns luxos tiveram que ficar para segundo plano, mas nada de maneira radical. “Temos o pensamento que não podemos deixar de fazer programas de namorados por que vamos casar. Até porque se o foco é o relacionamento, ele não pode ser prejudicado em vista da própria realização do casamento. Trocamos alguns programas, mas não vemos ligação entre o dinheiro gasto e diversão. Só está mais planejado agora”, diz.
Para Cris, vale a pena pesquisar bastante os preços de decoração, vestimenta, buffet e outros detalhes, para encontrar fornecedores com preço justo e adequado à realidade do casal. No caso deles, por conta da programação a longo prazo, esta pesquisa já foi feita com bastante antecedência e, agora, é só analisar como caminha este segmento do mercado para encontrar e escolher as melhores oportunidades.
Para não perderem qualquer detalhe, ela conta que foram estipuladas datas limites para finalizar cada item, afinal organização e companheirismo são palavras-chaves para cumprir as metas e ser feliz nos preparativos do grande dia.