A poluição dos mares e das praias devido à falta de conscientização do ser humano, a partir da grande produção e consumo de plástico, sobretudo descartável, é o ponto de partida do espetáculo de circo de rua ‘O Mergulho’, voltado para toda família. Criado pela atriz Yvie Tinoco, em 2019, a obra circense terá apresentação gratuitamente nos dias 21, às 13h30, no Arte no Dique; dia 22, às 14h30, na Lagoa da Saudade; e dia 26, às 16h30, na Fonte do Sapo.
Dessa forma, Yvie é uma das premiadas do 9º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes no Município de Santos (Facult) de 2021.
Além disso, ela que dá vida à palhaça Meleca, que entre garrafas mágicas, papéis aromáticos e bóias de malabarismo, anuncia o seu número mais arriscado: o mergulho no copo d’água!
Contudo, a direção é de Fran Marinho, trilha sonora de Diogo Spadaro e sonoplastia de Rafael Rouxinol.
Espetáculo
Nesta montagem, o espetáculo traz novas nuances, com a atriz atuando de maneira solo.
Sendo assim, deixando vir à tona mais ainda a visão da mulher que pode dialogar diante dos afetos e desafetos. Neste caso, provocados pela poluição das águas.
“Meleca procura transformar o mergulho no copo d’água em uma verdadeira jornada junto ao público”, comenta a atriz que pesquisa a palhaçaria de rua feminina há seis anos.
Além disso, por dois anos ela circulou pelo Sudeste e Nordeste, onde interagiu com cooperativas de catadores de produtos recicláveis, com a Trupe Rais, que atua diretamente com iniciativas de sustentabilidade e ainda mestres e mestras da cultura popular.
Portanto, após esta experiência inovadora pelas diferentes cidades e comunidades, repensar a obra para ser mais provocativa foi conseqüência natural para a atriz.
Dessa forma, é exatamente isso que o santista verá no espetáculo circense.
“Sem uma política reversa não adianta somente diminuir o consumo se as grandes empresas continuarem a produzir plásticos da mesma maneira”. A partir da lógica da palhaçaria, Yvie ajuda as pessoas a investigarem a influência das águas sobre os seus afluentes internos: “desde as memórias até a interferência da poluição aquática em nossas vidas através do riso”, explica a arte-educadora.
Desse modo, o espetáculo é ao ar livre e tem novos números circenses com mágica, malabarismo e música ao vivo.
Além disso, haverão histórias das águas vivenciadas pela própria atriz e de cartas vindas das garrafas lançadas ao mar que ajudam a conduzir o enredo.
Premiação
O projeto é um dos contemplados do 9º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes no Município de Santos (Facult) de 2021.
A iniciativa da Prefeitura é voltada para artistas, produtores e coletivos culturais ligados a artes plásticas, artes gráficas, artesanato, cultura integrada e popular, circo, música, teatro, artes de rua, dança, cinema, videografia, foto, literatura, patrimônio cultural e natural, segmentos culturais aprovados pelo Conselho Municipal de Cultura de Santos.
Todos são avaliados e julgados por comissão que observam valor cultural, criatividade e inovação, relevância cultural e metodologia do trabalho.
Yvie Tinoco
Natural de Santos, tem 32 anos, atua há 15 como atriz, e há sete como produtora cultural. Foi artista-criadora da Cia. Das Dores Circo Teatro.
Yvie é formada pela Escola Livre de Teatro de André e bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense.
Além de ter feito mobilidade acadêmica em Artes do Espetáculo pela Université Paris VIII e na Académie Fratellini de Circo, na França.
É educadora brincante pelo Instituto Brincante, produtora do Festival Circo de Rua, de Rio das Ostras. Foi premiada com a Pesquisa Acadêmica Picadeiro Memória do Circo Brasileiro (1970-2010), fez extensão em Administração Pública da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atuou como professora em curso técnico para atores.
Locais e Horários das apresentações em Santos
– Dia 21 (segunda-feira), 13h30, Instituto Arte no Dique (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1340, Rádio Clube)
– Dia 22 (terça-feira), 14h30, Lagoa da Saudade, Morro da Nova Cintra. (Em caso de chuva será transferido para dentro da escola )
– Dia 26 (sábado), 16h30, na Fonte do Sapo, praia da Aparecida. (Em caso de chuva, será adiado para o dia 27).