Gibiteca oferece programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher | Boqnews
Foto: Divulgação

Agende-se

28 DE FEVEREIRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Gibiteca oferece programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Será lançada obra sobre protagonismo feminino nos fanzines

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Iniciando as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, a Gibiteca de Santos (Posto 5 – orla da Praia do Boqueirão) recebe, neste sábado (2), a partir das 16h, um bate-papo sobre publicações e o lançamento da obra ‘BraZineiras – o protagonismo feminino nos fanzines’.

Desse modo, com a participação de Thina Curtis, Sônia Luyten e Ana Basaglia. A mediação ficará por conta de Laluna Machado. Outro destaque do dia é a abertura da exposição ‘Somos Todas Naná’.

Thina Curtis é poeta, fanzineira, quadrinista, arte educadora e produtora cultural. Trabalha com fanzines e atividades em prol das publicações independentes desde 1990. Em 2023, durante a ComicCon Experience, lançou o livro ‘BraZineiras: o protagonismo feminino nos fanzines’, trazendo o relato de 36 mulheres.

Ana Basaglia é designer, fã de zine e proprietária da editora Timo, responsável por ‘BraZineiras’.

Pioneira nos estudos acadêmicos de quadrinhos no Brasil e no mundo, a professora, pesquisadora e jornalista Sonia Luyten se tornou uma referência internacional ao desbravar o universo lúdico das HQs com uma determinação que a faz ser reconhecida como uma verdadeira força da natureza. Entrada gratuita. Realização: Secretaria de Cultura de Santos.

Exposição

Integrando a programação em homenagem às mulheres, a Gibiteca também lança no sábado (2), às 16h, outra grande atração: a exposição ‘Somos Todas Naná’.

Sendo assim, a escritora Edi Gonçalves (Naná) nasceu em Santo André (região do grande ABC), mas tem coração e mãos encravados em Mauá. É uma mulher que fez a diferença com sua história de luta e superação como catadora, tornando-se uma empreendedora local à frente de uma Cooperativa e depois conquistando o título de engenheira ambiental e escritora.

A ideia da mostra surgiu da produtora cultural, poeta e roteirista Thina Curtis, ao perceber que “pouco sabemos sobre as histórias das mulheres artistas locais da região do grande ABC”. Como fazer para mudar um pouco isso? Por meio deste questionamento a exposição traz obras de artistas muito importantes, porém ainda pouco conhecidas.

Além da própria Naná, o público poderá conhecer um pouco mais do trabalho das quadrinistas Regi Munhoz, Gim Massieri, Adi Alves, Drica Sousa, Kel, Exaltriz, Aretha Gasparini, Larissa Palmieri e Eliane Bonadio.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.