Museu do Café – Programação Outubro | Boqnews
Foto: Divulgação/Museu do Café

Agende-se

28 DE SETEMBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Museu do Café – Programação Outubro

Confira a programação de um dos principais museus do Brasil

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Este mês marca um período importantíssimo para todo o setor cafeeiro e amantes da bebida pois, em 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Café. Sendo o maior patrimônio ligado à temática no Brasil, e um dos principais do mundo, o Museu do Café – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – desenvolverá atrações gratuitas para os visitantes presenciais e online. Complementando a programação da primeira quinzena, o Dia das Crianças oferecerá contato com o início da cadeia produtiva do grão, de maneira lúdica, e as lives lideradas pelo barista levarão muito conhecimento aos coffee lovers.

Dia Internacional do Café

1 de outubro, 13h e 16h

Explorando relações com outros países mediante atividades voltadas ao consumo do grão em diferentes culturas e comunidades, uma das ações idealizadas pelo MC para esta comemoração é a palestra online “Café nos Emirados Árabes”, envolvendo o preparo da tradicional extração regional e aos hábitos de consumo. A ação será realizada na própria data da homenagem, às 16h, com a mestre em torra Cleia Junqueira; profissional que, atualmente, exerce a função na cafeteria Coffee Planet, em Dubai, e está na área há 15 anos. Os interessados em participar gratuitamente devem enviar e-mail ao [email protected].

Ainda na ocasião, um bate-papo sobre produtos internacionais pautará uma demonstração com o barista da casa, Hallyson Ramos: às 13h, a conversa pautada por cafezinhos da África ganhará destaque durante a visita presencial, contando, também, com transmissão no Instagram.

Dia das Crianças

12 de outubro

 Público-alvo de várias atividades do Museu, as crianças terão, ao seu dispor, programações especiais, que envolvem tanto momentos de descontração e criatividade, como uma atração lúdica, ligada à cadeia produtiva do café. No dia 12, – segunda-feira na qual o edifício da antiga Bolsa Oficial estará aberto para visitação, das 11h às 16h;  as famílias que estiverem passeando pela instituição poderão realizar o plantio de uma muda de café junto aos pequenos; ou levar o material para casa, que incluirá um guia com o passo a passo do processo.

 Quem prefere entreter a garotada pela internet conseguirá aproveitar a oficina “Eureka com Café”, às 16h, por meio da plataforma Zoom. A proposta do evento virtual é aproximar os inscritos de um conteúdo científico que, ao mesmo tempo, proporciona diversão por meio da confecção de tintas naturais com a bebida e desenhos feitos a partir dessa invenção (inscrições: [email protected]).

‘A Xícara do Museu’

24 de outubro

O concurso de xícaras de cerâmica recebeu inscrições de artesãos, artistas e ceramistas do País inteiro. No dia 24 de outubro, será o momento de descobrir os ganhadores nas categorias artística e funcional, a partir da defesa dos 20 finalistas perante os jurados. A ação terá transmissão ao vivo pelo Youtube do Museu, às 17h.

Lives com o barista

16 e 30 de outubro, às 11h

 Baseando-se em temas variados a cada transmissão, as lives dedicadas ao preparo do cafezinho são eventos quinzenais no Instagram do Museu. Desde comparações entre métodos, a informações sobre o uso da água e os quatro gostos básicos do paladar. Essas atrações visam levar um pouco do conteúdo que era apresentado presencialmente – por meio de cursos e degustações – a quem está em isolamento. No final da fala, o barista Hallyson Ramos também responde dúvidas ligadas ao assunto da ação ou outros tópicos.

 

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de quinta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até às 16h)

R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade

Grátis aos sábados

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.