Museu Pelé abre exposição com as camisas com que o Rei desfilou nos gramados | Boqnews
Foto: Divulgação

Agende-se

30 DE ABRIL DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Museu Pelé abre exposição com as camisas com que o Rei desfilou nos gramados

Exposição integra comemorações de 10 anos do museu

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O mundo inteiro conhece bem quem é o mais famoso camisa 10 da seleção brasileira e do Santos FC. Mas, você sabia que o Rei do Futebol já vestiu muitas outras em sua carreira? A partir desta quinta-feira (2), às 17h, o Museu Pelé abre uma exposição para que santistas e turistas mergulhem em alguns dos uniformes com que o melhor jogador de todos os tempos desfilou nos gramados.

A exposição temporária ‘Tecendo histórias: as camisas do Rei Pele’, aberta no quarto andar do equipamento, integra as comemorações de 10 anos do museu (que serão completados em junho). É um tributo ao legado inigualável do Rei do Futebol. Portanto, com réplicas que testemunharam alguns seus triunfos inesquecíveis e momentos históricos que marcaram o esporte mundial.

Com explicações sobre as partidas e o período em que foram utilizados pelo Rei, na mostra é possível conferir réplicas de uniformes de momentos icônicos como o do milésimo gol; seleção brasileira de 1970 (para muitos o melhor time de todos os tempos); o de goleiro do Santos FC, usado pelo Rei quando precisou ser improvisado na meta ou a primeira camisa do Brasil que teve um ramo de café em seu escudo (preparação para a Copa de 1962).

Há ainda camisas do América FC (Rio de Janeiro), Bauru (SP), Radium (SP), São Paulo Curuçá e Noroeste (SP). E Santos de 1956 (quando ele marcou seu primeiro gol), 1962, seleções brasileiras de 1958, 1962, 1966 e 1968. Além da Seleção do Exército, Seleção Paulista, Costa do Marfim, Placar 1000, Fefis, despedida do Santos FC, Cosmos (EUA) de 1975 e 1977, seleção dos Estados Unidos e seleção brasileira em 1990 (comemoração de 50 anos de Pelé).

A mostra teve como base, a pesquisa do colecionador Pérsio Nicoletti. Sendo assim, que durante o levantamento se surpreendeu com a variedade de camisas utilizadas por Pelé ao longo dos anos. Como várias dessas equipes nem existem mais, Nicoletti dedicou tempo e esforço para recriá-las com precisão.

Responsável pela montagem da exposição, a equipe técnica do museu fez questão de caprichar na seleção, configuração e detalhamento na narrativa de cada camisa, a fim de transformar a visita numa experiência educativa e imersiva.

O Museu Pelé está instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos), no Largo Marquês de Monte Alegre. O local foi escolhido pelo próprio Rei, ainda em vida, para contar toda a sua incrível trajetória no futebol. Desse modo, com documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens de seu acervo pessoal. Nos 4.134m² do prédio, o público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos. Em 2023, o equipamento bateu o recorde anual de visitantes, com mais de 85,3 mil.

O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30. A entrada é gratuita.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.