De 3 a 11 de setembro, o Sesc São Paulo realiza a 4ª edição da OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros. Com uma programação diversa, a mostra acontece em unidades do Sesc da capital e da Grande São Paulo – Cinesesc, 24 de Maio, Belenzinho, Campo Limpo, CPF, Pompéia, Vila Mariana e Osasco –, unidades do interior e litoral – Araraquara, Bauru, Birigui, Campinas, Franca, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos e São José dos Campos – e no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, na capital paulista.
A abertura será no Cinesesc, no dia 3/09, quarta-feira, às 20h, com a pré-estreia do filme Suçuarana (BRA/MG, 2024, 83′), de Clarissa Campolina e Sérgio Borges. No enredo, uma mulher de espírito nômade busca seu espaço no mundo. Dora, a protagonista, vive há mais de 10 anos pelas estradas brasileiras em busca de Suçuarana, uma terra desconhecida e aparentemente misteriosa que sua falecida mãe mencionava. Por uma região mineradora, Dora vaga na procura desse espaço e de trabalho. Sua jornada se complica quando, após um acidente, a mulher reencontra um cachorro que havia abandonado. Entre as dificuldades e os riscos desse movimento constante, ele a guia até uma aldeia afastada de trabalhadores fabris onde Dora encontra abrigo e consolo temporário.
Importância
A Roda Sesc de Cinemas Negros valoriza a diversidade e a força política do audiovisual negro. Com uma programação que reúne filmes, debates, oficinas, rodas de conversa e shows, a mostra multicultural é dedicada a evidenciar a diversidade de criadoras e criadores negros e a potência histórica do audiovisual brasileiro. A maior parte das atividades é gratuita e aberta a todos os públicos, ampliando o acesso e o diálogo com diferentes comunidades.
Entre os longas-metragens da programação, estão Brasiliana: o Musical Negro que Apresentou o Brasil, de Joel Zito Araújo, melhor projeto de documentário Brasil Cinemundi 2017; Os Afrosambas: O Brasil de Baden e Vinicius, de Emílio Domingos, documentário que aborda o processo de criação do álbum clássico de Vinicius de Moraes e Baden Powell; Milton Bituca Nascimento, de Flavia Moraes, documentário que acompanha a turnê de despedida do cantor; Malês, com direção de Antônio Pitanga e roteiro de Manuela Dias, baseado em fatos históricos e que retrata a Revolta dos Malês, a maior revolução da história do Brasil organizada por pessoas negras escravizadas na Bahia; Kasa Branca, de Luciano Vidigal, premiado no Festival Internacional de Cinema de Torino. A mostra apresenta ainda 10 curtas-metragens de diversos estados brasileiros, contemplando a produção audiovisual negra, pujante e descentralizada.
Projeto
Idealizada pelo Sesc São Paulo, a OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros é um projeto que propõe destacar o protagonismo de pessoas e narrativas negras no audiovisual brasileiro, seja diante das câmeras ou nos bastidores da ampla trama que compreende a produção cinematográfica. Ao propor ações formativas, encontros e bate-papos, para além da exibição de filmes, a OJU propõe ampliar o debate acerca das questões raciais e viabilizar experiências mais democráticas e acessíveis a diversos públicos.
Programação do Sesc Santos
Debate
Lab Coletivos Audiovisuais Negros: fortalecendo narrativas negras plurais – Com Alexia Furacão, Cássio Santos e Iuri Castro
Debate reúne produtores culturais que compartilham suas experiências do projeto Lab “Coletivos Audiovisuais Negros”, realizado em 2024 e 2025, em Santos – SP. Ao final, serão exibidos dois curtas-metragens produzidos nos Labs.
Dia 4/9 – Quinta, 19h. Local: Auditório
Ingressos: Grátis
Classificação indicativa: Livre
Curso on-line
Beats de Roteiro - Com Elton de Almeida
O que são beats e como eles moldam a estrutura de um roteiro de longa-metragem? Oportunidade de mergulhar a fundo nos conceitos de beat. Afinal, se o átomo é a unidade básica da matéria, os beats são as unidades fundamentais do drama.
Dias 5 e 12/9 – Sextas, 18h às 21h30.
Ação Online
Grátis – Inscrições on-line de 26/8 a 4/9.
Classificação indicativa: 14 anos
Exibição e bate-papo
Stella do Patrocínio e a Gênese da Poesia
Direção: Milena Manfredini. 2024. 15min. Brasil (RJ)
O filme de curta-metragem busca compreender o passado e a trajetória da poetisa brasileira Stella do Patrocínio. Uma mulher negra que esteve longos anos internada numa instituição psiquiátrica na cidade do Rio de Janeiro.
Greice
Direção: Leonardo Mouramateus. 2024. 1h50. Brasil, Portugal.
Greice, uma jovem brasileira de 22 anos, estuda Belas-Artes em Lisboa. Nos primeiros dias do verão Greice se envolve com o misterioso Afonso. O casal é responsabilizado por um estranho acidente que ocorre na festa de recepção dos calouros.
Sessão seguida de roda de conversa com Alexia Furacão, Cássio Santos e Iuri Castro, idealizadores do Lab “Coletivos Audiovisuais Negros”.
Dia 8/9 – Segunda, 16h
Auditório
Ingressos: Grátis
Classificação indicativa: 14 anos
Exibição e bate-papo
Cavaram uma Cova no Meu Coração
Direção: Ulisses Arthur. 2024. 24min. Brasil (AL).
Enquanto uma mineradora perfura a terra para extrair sal-gema, uma gangue de adolescentes planeja quebrar a máquina responsável pelos tremores e afundamento do solo.
Tijolo por Tijolo
Direção: Victoria Álvares, Quentin Delaroche. 2024. 1h43. Brasil (PE).
No Ibura, periferia do Recife, Cris perdeu o emprego, a casa e vive grávida do quarto filho, tentando reconstruir a vida. Enquanto busca uma laqueadura, trabalha como micro-influenciadora para sustentar a família.
Sessão seguida de roda de conversa com Alexia Furacão, Cássio Santos e Iuri Castro, idealizadores do Lab “Coletivos Audiovisuais Negros”.
Dia 10/9 – Quarta, 19h
Auditório
Ingressos: Grátis
Classificação indicativa: 14 anos
Exibição e bate-papo
Expresso Parador
Direção: JV Santos. 2024. 25min. Brasil (RJ)
No Rio de Janeiro, Lidiane, atriz negra de 30 anos, cruza a cidade de ônibus entre testes, bicos e a estreia de seu espetáculo. Um encontro inesperado embaralha passado, presente e futuro.
Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo
Direção: Joel Zito Araújo. 2024. 1h23. Brasil (MG)
Longa-metragem resgata a trajetória da companhia de teatro de revista Brasiliana que percorreu mais de 90 países ao longo de seus 25 anos de atividade.
Sessão seguida de roda de conversa com Alexia Furacão, Cássio Santos e Iuri Castro, idealizadores do Lab “Coletivos Audiovisuais Negros”.
Dia 11/9 – Quinta, 19h
Auditório
Ingressos: Grátis
Classificação indicativa: 14 anos
OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros
De 3 a 11 de setembro de 2025
Programação completa: www.sescsp.org.br/oju
Unidades da capital e Grande São Paulo: Cinesesc, 24 de Maio, Belenzinho, Campo Limpo, Centro de Pesquisa e Formação, Pompéia, Vila Mariana e Osasco.
Unidades do interior e litoral: Araraquara, Bauru, Birigui, Campinas, Franca, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos e São José.
Universidade Zumbi dos Palmares: Avenida Santos Dumont, 843. São Paulo – SP.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.