
Foto: Divulgação
Um trabalho acadêmico que pode virar lei.
Afinal, a poucos meses das eleições municipais, a Alesp aprovou ontem (28), o PL 45/22 de autoria do deputado estadual Caio França (PSB).
O PL é produto de uma pesquisa acadêmica que reuniu diversos especialistas no assunto e investigou o impacto do fenômeno das fakes news e da desinformação na democracia brasileira, de autoria da jornalista e assessora parlamentar do deputado, Renata Ferrarezi.
Risco global
Caso o governador Tarcísio sancione a propositura, o estado de São Paulo será referência em todo o mundo.
Afinal, ao propor que a última semana de outubro destine-se à conscientização de alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio
Além disso, tratar o debate com a seriedade merecida.
Ao lado das mudanças climáticas, a desinformação foi considerada no início deste ano como maior risco global a ser enfrentado nos próximos dois anos pelo Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
Letramento Midiático e Informacional
Em consonância com as diretrizes da Global Mil Week (Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional) da Unesco, o PL reúne políticas públicas de combate à desinformação.
Além disso, traz soluções que podem contribuir para a discussão da prática pedagógica.
Aliás, por meio do incentivo ao uso de ferramentas digitais e o desenvolvimento do letramento midiático e informacional.
Além do exercício da cidadania plena, do protagonismo juvenil, do fortalecimento das instituições democráticas e do próprio regime democrático.
Deixe um comentário