Coimbra apresenta PL para proteger policiais aposentados e deputados em risco | Boqnews
Foto: Divulgação
19 de setembro de 2025

Coimbra apresenta PL para proteger policiais aposentados e deputados em risco

Foto: Divulgação

O deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP) apresentou à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um Projeto de Lei (PL) que garante proteção a policiais civis, militares e penais aposentados em risco. O benefício também se estende a agentes da Segurança Pública na ativa e a deputados estaduais que enfrentem ameaças.

Caso de Ruy Ferraz Fontes motiva a proposta

O PL surge após o assassinato do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, hoje secretário de Administração de Praia Grande-SP. Ele foi perseguido e morto em uma emboscada, com mais de 20 tiros de fuzil, na noite de segunda-feira (15/9).

Fontes, de 63 anos, estava aposentado e não tinha proteção do Estado. Desde 2006, ele era jurado de morte pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) por ter concentrado líderes da facção em presídio de segurança máxima de Presidente Venceslau-SP.

Medidas previstas pelo PL

O texto estabelece que a Secretaria de Estado de Segurança Pública avaliará os pedidos de proteção e adotará medidas necessárias. Entre elas estão:

  • Escolta policial

  • Reforço da segurança residencial

  • Sigilo de informações pessoais em cadastros públicos

“As leis atuais não garantem proteção a policiais aposentados, mesmo que continuem expostos a ameaças. Parlamentares também enfrentam riscos ao combater o crime organizado. O Estado precisa garantir acolhimento”, afirma Coimbra.

Próximos passos

O PL 975/2025 seguirá para análise das Comissões Temáticas da Alesp. Depois, poderá ser levado a Plenário.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.