
Foto: Divulgação
O deputado estadual, Tenente Coimbra (PL-SP) recebeu a confirmação, na segunda-feira (26), de que o Centro Paula Souza (CPS) avalia instalar uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) no Guarujá-SP.
O parlamentar, que vem articulando com o Governo do Estado a implantação de uma unidade no município – que conta apenas com uma Escola Técnica Estadual (Etec) -, deve se reunir dentro dos próximos dias com o prefeito Farid Madi (Podemos) para alinhar detalhes do projeto.
Segundo o Centro Paula Souza, a expectativa é que as aulas tenham início já em janeiro de 2026. Isso porque, a Prefeitura do Guarujá deve alugar um imóvel para abrigar, de maneira temporária, as atividades da Fatec, durante o período de obras do prédio próprio da unidade de ensino.
De acordo com Coimbra, os cursos a serem ofertados ainda serão definidos pelo Estado, com a perspectiva de atender às demandas de mão de obra de toda a Baixada Santista:
“Esta é uma grande conquista para o Guarujá e para todo o litoral. Tivemos a confirmação por parte do Centro Paula Souza de estudos para a construção de uma Fatec na cidade. O local e a estrutura da futura unidade, bem como os cursos que serão oferecidos pela Fatec, ainda estão em fase de definição. Enquanto isso, de maneira muito assertiva, teremos as aulas já iniciando em 2026, com a Prefeitura locando um prédio adequado para abrigar a Fatec, ao passo em que a unidade definitiva será construída”, comemora Coimbra.
Em todo o estado de São Paulo, o Centro Paula Souza mantém 79 Fatecs, distribuídas em 72 municípios. As unidades atendem mais de 91 mil alunos, matriculados entre os cem cursos de graduação tecnológica presenciais e um oferecido na modalidade à distância. Na Baixada Santista, apenas Santos-SP e Praia Grande-SP contam com uma Fatec.
Mão de obra qualificada
Com a futura unidade do Centro Paula de Souza no Guarujá, a expectativa é que toda a Baixada Santista seja beneficiada com cursos que possam impulsionar o potencial econômico da região.
Entre as graduações ofertadas pelo Estado em suas Fatecs estão Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Automação Industrial; Biocombustíveis; Comércio Exterior; Construção Naval; Controle de Obras e Estradas; Fabricação Mecânica; Gestão de Serviços e de Turismo; e Logística Aeroportuária, entre outros cursos de ensino superior.
São Vicente
Desse modo, o Governo do Estado de São Paulo também estuda a implantação de uma Fatec em São Vicente-SP – outra reivindicação de Coimbra, que tem forte base eleitoral na Baixada Santista:
“Entendemos que a ampliação do número de Fatecs no litoral sul é fundamental para o desenvolvimento da região. Por isso, vamos continuar alinhados com o governador [Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos)], para conquistar essas unidades de ensino, que, com muita qualidade, prepara o jovem, homens e mulheres para o competitivo mercado de trabalho”, pontua o deputado estadual.
Deixe um comentário