A vereadora Telma de Souza ingressou com ação no Ministério Público de São Paulo (MP/SP) em defesa da população em situação de rua, na tarde desta quinta-feira (2).
A parlamentar denunciou o descaso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com a população em situação de rua, a respeito de medidas emergenciais para proteger o segmento do contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).
A ex-prefeita de Santos, que preside as comissões de Saúde e de Direitos Humanos da Câmara Municipal, solicitou à Promotoria de Saúde Pública do MP/SP que realize a abertura de um inquérito para apuração de problemas no atendimento às pessoas em situação de alta vulnerabilidade social que se encontram nas ruas da Cidade.
“Recebemos a informação de que um morador de rua apresentou sintomas e foi orientado pela UPA para ficar isolado, em quarentena. Os funcionários do Serviço de Acolhimento conseguiram um espaço de isolamento, mas o que será feito com os próximos casos?”, questiona Telma.
Assim, a ampliação dos espaços de acolhimento, com áreas isoladas para casos suspeitos e confirmados de Covid-19, foi uma das propostas da vereadora à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, encaminhada por ofício e requerimento.
“Estas pessoas estão mais propícias ao contágio pelas más condições sanitárias em que se encontram. Não cuidar das pessoas em situação de rua é deixar cair por terra toda a estratégia de proteção individual e coletiva para enfrentar o contágio por coronavírus”, esclarece Telma.
A parlamentar também solicitou a inclusão prioritária do segmento na campanha de vacinação contra a gripe, a oferta de kits básicos de higiene e equipamentos de proteção individual às equipes de atendimento, sobretudo aos funcionários que atuam no Consultório na Rua, abrigos e casas de acolhimento.
Deixe um comentário