
Foto: Divulgação/Zequinha Teixeira Instagram
As condições de trabalho dos caminhoneiros que circulam pelo Porto de Santos é uma pauta fortemente debatida recentemente.
Com isso, há uma longa discussão acerca da necessidade de proporcionar melhores condições aos profissionais, especialmente aos que ficam no entorno do Jardim São Manuel.
Desse modo, segundo o vereador de Santos, Zequinha Teixeira (PP), isso inclui não apenas soluções para o estacionamento adequado dos veículos, mas também a disponibilização de instalações sanitárias apropriadas e locais adequados para alimentação e repouso.
Além disso, ele acrescenta que essas melhorias são essenciais para assegurar o bem-estar e a dignidade desses profissionais, bem como para promover a eficiência e a segurança no setor de transporte de cargas, especialmente na região do Porto de Santos.
Requerimento
Desse modo, o vereador apresentou um requerimento para que a Prefeitura de Santos informe se existem projetos em andamento para a instalação de pontos de apoio para caminhoneiros do Porto de Santos.
Além disso, questiona se há possibilidade de implementação de um ponto de apoio no Bairro Jardim São Manuel.
Prefeitura de Santos
A Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego de Santos informa que o Município tem atuado junto à Autoridade Portuária de Santos (APS) para garantir melhores condições de trabalho para os caminhoneiros. Um exemplo é que, em situações emergenciais, a Administração viabiliza áreas provisórias para garantir acolhimento aos motoristas.
Entre as ações para conciliar definitivamente as operações logísticas, a mobilidade urbana e o bem-estar dos trabalhadores, minimizando conflitos com áreas urbanas, destaca-se a implantação de um estacionamento estruturado na área conhecida pelos caminhoneiros como “container azul”, localizada no Saboó, em planejamento pela APS.
Deixe um comentário