150 anos de Saturnino de Brito é comemorado hoje | Boqnews
Nara Assunção

Engenharia

14 DE JULHO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

150 anos de Saturnino de Brito é comemorado hoje

Saturnino encontrou soluções extraordinárias para a Cidade e também por todas as outras regiões por onde passou

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

saturninoNesta segunda-feira (14) comemora-se 150 anos do nascimento do engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, ou como ficou conhecido, Saturnino de Brito. Carioca, o engenheiro deixou um legado nas cidades por onde passou, transformando de maneira definitiva o cenário de cada região. 

Na Baixada Santista, como se sabe – ou deveria saber – Saturnino foi responsável, em Santos, pelo projeto dos canais (9 no total) e pelo sistema de separação do esgoto, que também deu origem à Ponte Pênsil, em São Vicente. Para o engenheiro Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo – professor da Unisanta e diretor Técnico-Cultural da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, Saturnino encontrou soluções extraordinárias para a Cidade e também por todas as outras regiões por onde passou. “A separação de esgoto, por exemplo, que teve bastante resistência é um feito importante do sanitarista em Santos. Questão que é combatida na cidade há mais de 100 anos. Um problema que até hoje aparece nas ligações clandestinas”, ressalta.

Os canais de Santos, hoje patrimônio tombado da Cidade, surgiram em um tempo de doenças e mortes. De acordo com registros históricos, entre 1890 e 1899, metade da população local pereceu por febre amarela, tifoide, malária, varíola… Assim como escreve o engenheiro Áureo em artigo, Saturnino dominava a ciência hidráulica e seus componentes de engenharia, o seu desafio foi sanear uma área em que além do lençol freático quase aflorante, é altamente influenciada pelas variações de maré. De sua iniciativa genial resultou um sistema separando água pluvial e esgotos, que se transformou em estado da arte, escavando uma rede de canais. Seguindo as leis da natureza e sua descrição na ciência, orientou a faina dos oficiais a estirar as linhas, antecipando os segredos de caimentos das superfícies, para intuir as razões de declive que, mesmo mínimos, sejam reconhecidos e obedecidos pelas águas tangidas pela gravidade. Além dos canais, implantou uma grande rede de coleta de esgoto que requereu uma ponte especial, a Ponte Pensil, obra de grande impacto na época”.

Programação
O Instituto Histórico e Geográfico de Santos realiza programação especial nesta semana. Na segunda-feira (14), às 16 horas, está marcado evento cultural na Estátua do Pescador ao lado do Aquário Municipal Diálogo entre o Pescador (estátua) e Saturnino de Brito. Já no dia 19, será realizado uma caminhada até a estátua de Saturnino de Brito. A concentração acontece às 10 horas, no Emissário Submarino, e segue até a Estátua, com distribuição de rosas brancas e balões de gás brancos. De acordo com Edson Santana, um dos organizadores, a caminhada está aberta para a participação da população. “O legal é as pessoas irem com camisetas brancas ou claras, e o maior número de crianças possível”, conta.

Seminário
O grupo de pesquisa Urbis: História da Cidade, Arquitetura e Paisagem do Instituto de Arquitetura e Urbanismo – Universidade de São Paulo (IAU USP) realizará em outubro – de 1 a 3 – o seminário Beleza, técnica e paisagem: 150 anos do nascimento de Saturnino de Brito. Com o objetivo de reunir pesquisadores  envolvidos  na investigação das distintas facetas de Saturnino de Brito.

Confira também um vídeo que conta um pouco a história de Saturnino de Brito:

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.