1º Ginga Guarujá acontece neste domingo (9) | Boqnews

Cidades

07 DE OUTUBRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

1º Ginga Guarujá acontece neste domingo (9)

Neste domingo (9), será realizado o “1º Ginga Guarujá”, evento organizado pelo Projeto Educapoeira, onde haverá o tradicional batizado do esporte e apresentações de danças de matrizes africanas, como a Afro e Maculelê. As atividades serão realizadas no Ginásio Marivaldo Fernandes – Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420, no bairro Santo Antônio), das 13 horas às 17h30. O projeto Educapoeira […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Neste domingo (9), será realizado o “1º Ginga Guarujá”, evento organizado pelo Projeto Educapoeira, onde haverá o tradicional batizado do esporte e apresentações de danças de matrizes africanas, como a Afro e Maculelê. As atividades serão realizadas no Ginásio Marivaldo Fernandes – Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420, no bairro Santo Antônio), das 13 horas às 17h30.
O projeto Educapoeira ministra aulas na Associação de Moradores do Bairro Vila Nova (Amorvin), na Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá e Neic Interação, com a supervisão do Grupo Maitá Capoeira. No evento de domingo,
cerca de 40 crianças, entre três e 15 anos de idade dos núcleos onde o Educapoeira realiza as atividades, serão batizadas.
Segundo a organizadora do 1º Ginga Guarujá, a graduada Veruska Gerlach Compiani Ramos, o batizado é um momento de grande significado para o aluno de capoeira. “Depois de ter passado por um período de treinamento, o aluno está apto para jogar pela primeira vez em uma roda oficial com o acompanhamento de todos os instrumentos.
Para este jogo é escolhido normalmente um mestre (na ausência pode ser um contramestre, professor ou instrutor) que, como padrinho, incentiva o afilhado a jogar. Após o jogo, o padrinho amarra a corda na cintura do aluno. Neste dia, o aluno recebe um apelido, “Nome de Guerra”, com o qual passará a ser conhecido na capoeira”, diz. 
Jogos Regionais 
Comandada pelo mestre Sombrinha, a capoeira de Guarujá, que conta com atletas da Cidade, se destacou na competição dos Jogos Regionais. realizada em julho, em Santo André. Guarujá foi representada por Veruska Compiani Ramos, Tereza Raquel de Souza Siqueira, Aline de Jesus de Oliveira, Jéssica Silva dos Santos, Carlos Eduardo Rodrigues de Sá, Junior da S. Rodrigues, Elissandro a Silva e Bruno Alberto Costa de Oliveira. 
A Cidade conquistou duas medalhas de bronze: no peso leve feminino, com Veruska, e no médio feminino, com Tereza Raquel. Com os demais resultados, Guarujá ficou na terceira colocação geral no feminino e na quinta colocação geral no masculino,conquistando vaga nos Jogos Abertos do Interior. 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.