Abertas inscrições para palestra Anatomia do Coração | Boqnews

Cidades

05 DE OUTUBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Abertas inscrições para palestra Anatomia do Coração

Estão abertas as inscrições para a palestra Anatomia do Coração Aplicada à Clínica e à Cirurgia, ministrada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia, Richard Halti Cabral. Interessados podem obter informações e fazer a pré-inscrição pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3813-8587. Para assistir à apresentação, profissionais e estudantes da área da Saúde pagam […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Estão abertas as inscrições para a palestra Anatomia do Coração Aplicada à Clínica e à Cirurgia, ministrada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia, Richard Halti Cabral. Interessados podem obter informações e fazer a pré-inscrição pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3813-8587. Para assistir à apresentação, profissionais e estudantes da área da Saúde pagam R$ 30 e devem levar duas latas de leite em pó.


O evento será realizado em 7 de outubro, das 19 às 22 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal de São Vicente (Rua Jacob Emmerich, 1.195 – Parque Bitaru). A iniciativa é da Secretaria de Saúde (Sesau) em parceira com a Sociedade Brasileira de Anatomia. Na data serão mostrados estudos de casos clínicos com fundamentação teórica.


Médico graduado e pós-graduado pela USP, professor universitário e presidente da SBA, Richard Halti Cabral conta que está sendo feita uma campanha para valorizar a anatomia para todos os procedimentos. “Muitas profissões precisam da anatomia, como um engenheiro, um artista… E pelo fato de nós a conhecermos e a estudarmos mais, poderemos ampliar nossa atuação”. Ele cita que atualmente poucos profissionais optam por dar aula dessa disciplina. “Nosso intuito é mostrar como é fundamental conhecer o corpo”.


Cabral exemplifica o tema da sua campanha citando casos de mulheres com mioma. “Hoje já se faz um procedimento experimental em que não é preciso retirar o útero, pois, com pesquisa, especialistas descobriram que é possível eliminar o mioma bloqueando a passagem de oxigênio e alimento por meio de uma das artérias. Então, desenvolvendo mais estudos certamente conseguiremos fazer tratamentos menos agressivos, sem necessidade de anestesia geral, por exemplo”.


O especialista em cirurgia cardiovascular aponta que atualmente de 15 a 17% das pessoas morrem por problemas cardíacos. “Por isso, enfatizamos a importância de fazer atividade física regularmente, ainda que seja uma caminhada diária de quarenta minutos. Não fazer tratamento por conta própria também é uma recomendação fundamental”. O médico alerta para o benefício de ter frutas, legumes e verduras constantemente no cardápio. “Percebemos que cada vez mais jovens apresentam problemas cardíacos. Vemos crianças e jovens obesos, o crescimento de pessoas que fumam e são sedentárias. Tudo isso aumenta as chances de desenvolver uma doença cardíaca, pressão alta, diabetes”.


Para o secretário de Saúde de São Vicente, Cláudio França, a palestra é uma forma de reciclar o modo como os profissionais e estudantes pensam sobre da anatomia. “Quanto mais a gente aprofundar os estudos em anatomia, mais forte ficará essa pilastra, que é uma das três que sustenta a medicina. E a tecnologia não tem limite, por isso, a ampliação desse conhecimento permitirá que a gente consiga avanços no entendimento, no tratamento e cura das doenças”.


Uma palestra nos mesmos moldes, com o tema sistema nervoso, está programada para novembro.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.