Alunos da rede municipal voltam às aulas nesta terça | Boqnews
Foto: Susan Hortas/PMS/Secor

Educação

14 DE JULHO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Alunos da rede municipal voltam às aulas nesta terça

Crianças retornam às aulas com mais qualidade de ensino

Por: PMS
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Professor qualificado, professor valorizado. Com esta filosofia, a Secretaria de Educação de Santos prepara a volta às aulas dos 30 mil alunos das 80 escolas municipais, na próxima terça-feira (15), com mais qualidade de ensino dentro da sala de aula.

Isto porque, aproveitando o recesso escolar, de 30 de junho a 11 de julho, foram oferecidas formações para um total de 2.737 profissionais, incluindo professores, equipes técnicas, cozinheiros, inspetores de alunos, agentes de portaria, secretários de escolas e educadores do programa Escola Total.

Para a secretária de educação, Venúzia Fernandes, o momento de formação é importante para a troca de experiência entre os funcionários e aprimoramento profissional, visando à qualidade da educação. “Todos os temas apresentados foram pensados para contribuir com o dia a dia das nossas escolas, buscando o bem-estar dos profissionais e o melhor atendimento às nossas crianças”.

As formações foram específicas, voltadas a cada área de atuação, realizadas em diversos locais, como Cais Professor Milton Teixeira, Cais Colégio Santista, escola municipal Maria Carmelita Proost Villaça, Unip, Centro de Atendimento 30 de Julho e Teatro Municipal Brás Cubas.

Na segunda-feira (14), houve, ainda, formação para 1.022 professores de ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e II (6º ao 9º ano), e 80 de educação infantil.

Para os de ensino fundamental I, foram disponibilizadas dez salas no Cais Santista (rua 7 de Setembro, 34, Centro) para a equipe de tecnologia da Seduc falar sobre Segurança na Internet. “A ideia é ampliar o ensino da tecnologia e potencializar os benefícios para a aprendizagem dos alunos”, disse a chefe do Departamento de Pedagogia (Deped), Maria Helena Marques.

Já os de ensino fundamental II, receberam a Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino de Santos na escola Pedro II (av. Aristóteles de Menezes, 41, Ponta da Praia). O grup trabalhou o programa São Paulo faz Escola, do governo do Estado, ao qual a Seduc de Santos aderiu. Os municípios que participam do programa recebem material de apoio didático, uma coleção de livros para estudantes e professores das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Fìsica e Inglês.

“Além do aperfeiçoamento e valorização profissional, as formações trazem forte entusiasmo para dentro das classes”, destacou Maria Helena.

Presença em ação
Na escola Oswaldo Justo (r. Ana Santos, 125, Chico de Paula) foi realizada, como parte do projeto Presença em Ação, a formação para os professores e equipe técnica de educação infantil das unidades Nelson de Toledo Piza (Saboó), Maria Patrícia (Valongo), José da Costa e Silva Sobrinho (Jardim Piratininga) e José Carlos de Azevedo Júnior (Jardim São Manoel).

Acolhida
“A proposta do retorno, embora o recesso tenha sido curto, é de acolhida para um recomeçar”, frisou a Maria Helena Marques.

Ela afirmou que as unidades sempre preparam uma recepção calorosa, especial. Na escola Rubens Lara (Morro Nova Cintra) nos dois períodos será dada continuidade a um campeonato de futesal já iniciado antes do recesso, em função da Copa do Mundo.

Segundo o coordenador pedagógico Paulo Marcos Tavares, além da atividade física, a ênfase será no ensino dos valores. “Queremos mostrar, após o placar de 7×1 para Alemanha no jogo com o Brasil, que no esporte é preciso conviver com a vitória e a derrota.”

A Emília Maria Reis (Vila Belmiro) vai ser enfeitada com bolas de gás e cartazes incentivando alunos e pais a partiparem da festa de aniversáiro de 18 anos da escola, em 26 de julho. “Na volta do recesso, a unidade já se prepara para a tradicional comemoração”, disse a diretora Fátima Faleco.

Já o programa de jornada ampliada Escola Total vai oferecer uma atividade especial em cada um dos 13 núcleos. De acordo com a coordenadora Débora Marreiro, o núcleo Caruara, por exemplo, terá aula experimental de culinária e o do Portuários, contação de histórias.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.