Alunos de Santos ganham prêmio por aplicativo que rastreia focos de covid | Boqnews
Foto: Divulgação

Premiados

16 DE DEZEMBRO DE 2020

Alunos de Santos ganham prêmio por aplicativo que rastreia focos de covid

Congresso Nacional de Iniciação Científica reuniu mais de 1300 trabalhos de estudantes de todo o País. A Unisanta foi a única da Baixada Santista premiada

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

Apresentando um aplicativo que serve para minimizar a contaminação da Covid-19 por meio da roteirização e gamificação, os estudantes de Engenharia da Universidade Cecília – Unisanta Thiago Pongelupe Ribeiro e Igor Zaarour Alves foram os vencedores da área Ciências Exatas e da Terra, categoria em andamento do 20º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMESP).

Apesar da ótima qualidade dos mais de 1.300 trabalhos inscritos de todo o País, apenas 9 receberam prêmios como os melhores de suas áreas de conhecimento, entre eles está o dos alunos da Unisanta. Também fizeram parte do grupo os estudantes de universidades federais Akalyel Orlandini, Bruno Santos de Almeida e Isabelly Dhafny Soares Gomes.

Sobre o projeto

O aplicativo (APP) SIW – Improve the World with Your Strengths tem por objetivo informar a população sobre possíveis contaminações pela Covid-19, por meio do ar, água ou solo, de uma maneira interativa, intuitiva e acessível para todos os públicos.

“Por meio de dados abertos, o APP gera rotas seguras, classificadas por cor de acordo com o risco. Ainda será possível clicar na região do mapa para ver em detalhes os indicadores de risco”, explica Thiago, que é estudante de Engenharia Química da Unisanta.

O usuário também terá um jogo em que receberá desafios que aumentarão sua imunidade e também ajudará a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS.)

“No futuro, o SIW terá ferramentas inclusivas. Também prevemos parcerias com empresas privadas para oferecer prêmios aos usuários que mais contribuírem para a sustentabilidade”, afirma.

Ainda segundo o estudante, o aprendizado obtido na Unisanta durante as aulas foi fundamental para o desenvolvimento da atividade.

“Toda a interpretação das ODS, a lógica de programação para fazer as análises dos dados e como poderíamos utilizá-los. A estrutura e a escrita científica que pude aprender durante o meu voluntariado no Laboratório de Operações Unitárias da Universidade. Os conhecimentos ajudaram bastante”, finaliza Thiago.

 

Hackathon

Thiago e Igor também participaram e venceram, no mês de maio, do Nasa Space APPS Challenge Brazil, promovido pela empresa Júpiter.

“Integramos a equipe Space Coders e tivemos a felicidade de vencer o Desafio 6 (ODS e COVID-19). Agora pretendemos seguir alguns conselhos importantes que recebemos no CONIC e dar continuidade ao aplicativo. Possivelmente trabalharemos com Open Source e buscaremos ajuda da comunidade nessa empreitada”, conclui Igor, que estuda Engenharia Mecânica na Unisanta.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.