Na manhã desta quarta-feira (19), estudantes da Escola Técnica (Etec) Aristóteles Ferreira, localizada na Av. Dr. Epitácio Pessoa, 466 – no bairro Aparecida, em Santos, realizaram protesto reivindicando reajuste salarial para os professores e melhorias estruturais na escola.
Portanto, o ato acontaceu por volta das 9h da manhã, quando alunos se concentraram na entrada da escola com cartazes.

Portando cartazes, alunos e professores chamavam a atenção de motoristas e pessoas que passavam pelo local. Foto: Beto Iafullo
Reivindicação
Desse modo, a diretora sindical do Sinteps (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza), Heriane Prado e Souza, relatou que o protesto tem como base a reivindicação por uma pauta de reajuste e reposição salarial dos professores. “Estamos defasados desde 2023, o valor do nosso vale-alimentação é o mesmo desde 2014, o nosso plano de carreira está engavetado, não temos nenhuma perspectiva de andamento desse plano de carreira. Isso porque nossas promoções, que são a comprovação de titulação só vêm a cada seis anos. Isso representa um déficit muito grande. Com isso, não conseguimos manter o quadro e muito menos contratar novos professores”.
Ela acrescenta que as escolas Etec estão sofrendo um sucateamento por falta de investimento, sendo necessário aplicação de recursos mais contínuos para situação melhore. “Queremos uma educação de qualidade, nós primamos por nossos alunos, estamos fazendo esse protesto junto com eles e eles estão reivindicando melhorias na educação e com mais professores, pois o recurso humano é o que faz a escola e somos todos um.”

Protesto também pede melhorias para condições salariais e de benefícios aos professores. Foto: Beto Iafullo
Centro Paula Souza
O Centro Paula Souza (CPS) informa que todas as reivindicações e solicitações da categoria, incluindo o plano de carreira, estão em análise pela gestão. O investimento nas Etecs e Fatecs para ampliar as oportunidades de acesso à formação profissional gratuita em São Paulo é compromisso do Governo de SP.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.