Após polêmica,cruz em frente à paróquia Sagrada Família tem obstáculos retirados | Boqnews

Post do padre Júlio Lancellotti

21 DE AGOSTO DE 2023

Após polêmica,cruz em frente à paróquia Sagrada Família tem obstáculos retirados

Espaço inaugurado em 2018 não tinha obstáculos, nem gradil ao redor. Porém, postagem de padre Júlio Lancellotti denunciando aporofobia ganhou repercussão.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A cruz entregue em 16 dezembro de 2018 – às vésperas do Natal – para revitalização da praça em frente à Paróquia Sagrada Família, no Jardim Castelo, na Zona Noroeste, em Santos, não continha qualquer tipo de artefato ou obstáculo.

Imagem da inauguração em 2018: sem qualquer tipo de objeto sobre a cruz. Ninguém sabe de quem partiu a ordem – nem que colocou os obstáculos ao longo deste período. Foto: Reprodução

No entanto, ao longo dos anos, em razão de uso inapropriado do espaço, o cenário mudou.

Afinal, o símbolo chegou a virar até rampa de skate e local para namoro.

Resultado: não se sabe quem foi o autor – ou a pedido de quem – mas objetos acabaram sendo instalados em cima do monumento.

Ainda que ninguém assuma a ‘paternidade’, os objetos impediam o acesso em razão do desvirtuamento da finalidade em questão.

No entanto, um post do padre Júlio Lancellotti publicado no sábado (19) nas redes sociais reverberou e ganhou dimensão internacional.

Só no Twitter (X), o padre tem mais de 610 mil seguidores e é um dos mais atentos religiosos na luta por causas sociais.

No post, uma imagem da cruz com os objetos ganhou a seguinte frase.

“Impressionante até na Cruz. Aporofobia (Nota da Redação: aversão, medo, desprezo ou rejeição aos pobres) em Santos.SP”.

Foram 452 comentários, 3516 reposts somente nesta rede social.

Os curtos dizeres, porém, foram suficientes para uma reviravolta no final de semana.

 

Diocese de Santos

Diante da repercussão negativa, a Diocese de Santos divulgou nota no domingo esclarecendo a situação

“A cruz em questão foi erigida em praça pública como um monumento da comunidade por ocasião dos 50 anos da criação da Paróquia Sagrada Família, em Santos, e está sob a gestão da Prefeitura.

A Igreja de Santos acolhe com respeito os pobres, que são sempre bem vindos e atendidos em nossas comunidades, que tem também muitas iniciativas de ajuda a moradores de rua.

Em entendimento com a Prefeitura, estamos buscando formas de resolver a situação respeitando a todos, os frequentadores da praça e os devotos que tem na cruz um simbólico sagrado de Cristo e de seu grande amor por nós”.

Prefeitura

Assim, na tarde deste domingo (20), os artefatos e a grade ao redor da cruz já não faziam mais parte da paisagem.

Funcionários da regional da Zona Noroeste retiram as discutidas peças.

“Apesar de o monumento ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Santos, os obstáculos não foram instalados pela administração pública.

Ainda assim, na tarde deste domingo (20), a PMS os retirou de forma que o monumento retornou ao formato entregue no ato da inauguração”, esclareceu.

E tudo, portanto, voltou como antes.

Espera-se, porém, que o símbolo receba o devido respeito, como originalmente previsto.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.