O apresentador João Carlos Albuquerque, dos canais ESPN, esteve ontem (11) na Universidade Santa Cecília (Unisanta) para realizar uma palestra aos alunos de Jornalismo.
João Carlos, mais conhecido como “Canalha”, iniciou a carreira como repórter de rádio em Santos. Possui experiência como repórter de campo, apresentador e âncora. Passou pela TV Cultura, Gazeta, Manchete e SBT.
Atualmente, aos 63 anos, comanda o programa semanal Bola da Vez.
Anteriormente, o jornalista apresentava uma das edições diárias do Bate-Bola. Porém, depois de 15 anos, isso causou desgaste: “Não aguentava mais fazer um programa de três horas diariamente”, afirmou Canalha.
Polêmico, João Albuquerque enxerga com pessimismo o atual momento do jornalismo esportivo: “Os programas esportivos viraram escritórios de futebol, com muito achismo e falsas polêmicas”, disse.
O jornalista revelou o desejo de investir mais em palestras, pois encara como “fascinante” a troca de experiências com o público, especialmente o jovem.
Questionado a respeito da origem do apelido “Canalha”, o apresentador explicou que chamava a todos assim. Jogadores de futebol, políticos, e até internautas que mandavam mensagens ofensivas. Dessa forma, houve uma troca: de tanto chamar os outros, passou a ser chamado de canalha também.

João Albuquerque destacou a incerteza gerada pela quantidade de informações que circulam, especialmente na internet. Foto: Nando Santos