A Autoridade Portuária de Santos (APS) ampliou sua capacidade de defender o Porto de Santos, estrutura crítica do País, de ataques cibernéticos.
A ação é essencial para garantir que operações e a própria segurança física do complexo estejam protegidas de invasões à sua rede de dados.
Considerando apenas o ano de 2025, a APS já investiu R$ 33 milhões em tecnologia da informação, reafirmando seu compromisso com a proteção dos seus ativos digitais e a continuidade segura das operações.
Portanto, uma das ações é a renovação completa do licenciamento dos equipamentos essenciais à defesa do seu ambiente digital.
Dessa maneira, entre os avanços mais relevantes desta entrega, destacam-se:
-Ampliação da capacidade de registro e análise de eventos, proporcionando maior rastreabilidade, auditabilidade e agilidade na resposta a incidentes.
-Habilitação de inteligência contra ameaças em tempo real, com serviços que identificam automaticamente sinais de ataques cibernéticos ativos no mundo, alertando e protegendo o ambiente da APS com base em dados atualizados globalmente.
-Detecção proativa de ameaças e surtos de ataques, permitindo uma atuação preventiva e automatizada frente a comportamentos suspeitos, malwares ocultos e vulnerabilidades recém-descobertas — com apoio de mecanismos baseados em inteligência artificial e análise comportamental.
Essa evolução não apenas assegura a continuidade do suporte técnico aos equipamentos críticos já em operação. Desse modo, como também eleva o nível de maturidade da segurança cibernética da APS, adequando-a aos desafios do cenário digital atual e à crescente complexidade do nosso ecossistema tecnológico.
Treinamento
Neste mês de setembro, representantes da APS estiveram em Brasília (DF), realizando durante uma semana um treinamento de defesa contra ataques digitais, o “Exercício Guardião Cibernético”, promovido pelo Ministério da Defesa e coordenado pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro.
Além disso, o treinamento reuniu 169 organizações e cerca de 750 participantes de 20 países.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.