A Prefeitura iniciou a demolição interna – exceto fachadas -, remoção de escombros, recomposições e limpeza de armazém situado na Rua Visconde do Rio Branco nº 30, no Centro de Santos.
Sendo assim, a intervenção, que deve ser concluída no prazo de cinco meses, está a cargo da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe).
Além disso, o Armazém, do início do século XX e com características neoclássicas, está situado dentro da Área de Proteção Cultural. Possui nível de proteção 2 do Condepasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos) e tem proximidade com dois imóveis tombados, entre a Casa do Trem Bélico e o Outeiro de Santa Catarina.
Retirada de escombros
A estrutura da cobertura formada por elementos em madeira, da época da construção do imóvel, foi parcialmente colapsada e os escombros estão no local.
Portanto, a proposta da administração municipal visa a limpeza dos escombros presentes na área do imóvel e retirada da estrutura colapsada. Desse modo, com o cuidado de manter elementos preservados (telhas, madeiramento e pilares metálicos) para eventual aproveitamento futuro no próprio local.
“Foi executada a demolição das partes da estrutura do telhado da frente até o meio do armazém e está em andamento a separação de todos os materiais para descarte (vidros, madeiras, telhas, etc.) que estão sendo guardados em contêineres. Depois da limpeza de todo o terreno será feita a pintura dos muros e a limpeza da vegetação da fachada”, diz o arquiteto Roger Guerra, da Seobe.
Do café às múltiplas atividades
O armazém serviu originalmente para guarda de café.
Sendo assim, em tempos recentes foi equipado internamente com diversas construções em alvenaria que abrigaram até bem pouco tempo múltiplas atividades da municipalidade. Construído em alvenaria de tijolos, tem embasamento revestido de granito e partes superiores em argamassa de cal.
Desse modo, a configuração original da cobertura é composta por dois telhados de quatro águas cada, com telhas cerâmicas do tipo francesa.
Além disso, a obra tem o valor de R$ 327.999,00, recursos do Município. O projeto da intervenção é de autoria do Departamento de Planejamento de Obras da Seobe. E os serviços são executados pela Darcon 08 Engenharia Ltda., empresa vencedora da licitação.