Instituto Arte no Dique e PUC-SP promovem ação cidadã para a comunidade | Boqnews

Sociedade

01 DE DEZEMBRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Instituto Arte no Dique e PUC-SP promovem ação cidadã para a comunidade

Evento restrito discutirá temas como saúde mental e saúde da família, economias inclusivas, educação e comunicação para a cidadania.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uma das regiões mais carentes de Santos e Baixada Santista, com um dos menores IDHs – Índice de Desenvolvimento Humano, o Dique da Vila Gilda poderá ganhar um importante reforço social e de saúde mental.

Isso porque no dia 10 de dezembro, o Instituto Arte no Dique e a PUC-SP promoverão a primeira atividade consultiva para apresentar à comunidade.

Trata-se do Dique da Cidadania, evento voltado a convidados, que reunirá docentes, representantes do Executivo e Legislativo, profissionais e a comunidade para participação de uma roda de conversa com a comunidade sobre quatro temas.

São eles: Saúde da Família, Economias Inclusivas, Educomunicação Cidadã e Saúde Mental.

Assim, no caso da economia, levará em consideração os 10 princípios da Economia de Francisco e Clara, defendida pelo papa Francisco.

Dessa forma, a ideia é transformar esta experiência em algo concreto em um futuro próximo para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, onde vivem cerca de 20 mil pessoas.

“O objetivo do encontro é tornar o embrião do núcleo de Atendimento e Promoção da Vida”, ressalta a coordenadora acadêmica do projeto pela PUC-SP, Maria da Conceição Golobovante.

Assim, a proposta surgiu graças à parceria que a PUC-SP mantém com o Instituto Arte no Dique desde 2015.

Edital

Dessa forma, a realidade local e o trabalho do Arte no Dique foram fundamentais para que a professora inscrevesse o projeto em um dos editais internos da PUC, tendo sido um dos escolhidos.

Assim, com base neste diálogo com a comunidade, o objetivo é levar adiante um projeto social voltado à área de Saúde Mental.

“Isso é muito impactante nesta comunidade pelas mais variadas razões. Queremos desmistificar esta questão. Nossa ideia é trabalhar de forma ampla, abordando temas como saúde, economia e educação”, salienta a docente.

“Queremos transformar este centro um espaço propulsor de referências positivas”, acrescenta.

Maquete do futuro espaço para atendimento social e de saúde mental. Foto: Reprodução

Medicina

A ideia é unir a experiência de profissionais locais com o apoio da faculdade de Medicina da instituição, localizada em Sorocaba, no interior paulista.

Por sua vez, a proposta prevê a construção e aparelhamento do centro social, em terreno junto ao Instituto.

Para tanto, serão necessários R$ 200 mil, entre a edificação e a aquisição de aparelhos do espaço, como cadeiras e mesas, por exemplo.

Além disso, outros R$ 500 mil anuais para a manutenção da equipe multiprofissional.

Ela será formada por dois médicos, uma psicóloga, uma profissionais de serviços gerais e uma recepcionista/secretária.

“Nossa ideia é atuar de forma global, unindo saúde, educação, meio ambiente e outras áreas de atuação”, sintetiza a docente.

Assim, ela busca recursos tanto da iniciativa privada como do Poder Público para que a proposta saia do papel para atendimento à população.

Arte no Dique

Assim, a iniciativa é comemorada pelo presidente do Arte no Dique, José Virgílio.

“Sem dúvida, o evento trará bons frutos à comunidade”, destaca.

Assim, ele participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias de terça (30), onde falou deste projeto e outros que estão sendo desenvolvidos em parcerias e outras ações sociais.

Citou, por exemplo, o edital vencido pela ONG junto à Prefeitura de Santos, que permitirá a construção de uma marcenaria em uma área da sede do instituto que terá papel ambiental e social para ensinar o ofício aos jovens.

Dessa forma, a construção do espaço e compra de equipamentos está garantida com recursos reservados do Ministério Público Federal em razão de Termos de de Ajuste de Conduta (TACs).

Dessa forma, na entrevista, Virgílio falou também dos projetos desenvolvidos, eventos culturais, como O Som das Palafitas e a Mostra Plínio Marcos, apresentada no último final de semana.

Além disso, ele falou das dificuldades em razão da pandemia.

E planos para comemorar os 20 anos do Instituto Arte no Dique,  em novembro de 2022, além dos 10 anos das primeiras apresentações internacionais.

“Queremos retomar no próximo ano”, acrescentou.

No entanto, é claro, se a pandemia estiver em uma situação controlada até meados do segundo semestre.

Confira o programa completo em

 

Programação do Dique da Cidadania

8h30 – Recepção

9h – Saúde Mental e Saúde da Família

10h15 – Pausa para café

10h30 – Economias Inclusivas

12h – Pausa para almoço

13h30 – Educação e Comunicação para Cidadania

15h15 – Momento cultural e socialização dos presentes, com apresentação da Banda Querô.

O Arte no Dique fica à Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1346, Rádio Clube, em Santos.

Quem tiver interesse em conhecer detalhes do projeto, pode contatar (11) 98211-8430.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.