As chuvas que atingiram a região nos últimos dias junto que trouxeram ressacas no mar contribuíram para o assoreamento nos canais.
A ponto de ser possível andar e até brincar, como algumas crianças faziam na tarde deste domingo no trecho do canal 3, no Boqueirão, em Santos.

Sem água, canal virou local de lazer e diversão para a criançada. Foto: Nando Santos
O acúmulo significativo de areia chegou até o trecho submerso da avenida da praia, bem antes da própria comporta, submersa, em parte, na areia.
Aliás, o visual chamou a atenção de quem passou pelo local.
Situação também parecida nos trechos dos canais 2 e 1.
Portanto, a imagem é comum, pois a medida que a faixa de areia das praias da Aparecida e Ponta da Praia estão ‘encolhendo’, as demais, especialmente em direção ao Boqueirão até o José Menino, engordam.
Aliás, reflexo das alterações no estuário, com a força das marés e dos ventos.

Trecho do Canal 3 tomado pela areia mostra os impactos decorrentes das últimas ressacas. Fotos: Nando Santos

Foto tirada atrás da comporta de acesso ao mar mostra o volume de areia no local.
Prefeitura
Em nota, a prefeitura de Santos informa que a Regional da Zona da Orla e Intermediária (ZOI) realiza o serviço de desassoreamento rotineiramente.
Dessa forma, ele ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Portanto, a areia retirada dos canais 1, 2 e 3, locais que comumente ficam assoreados, é transportada para os canais de 4, 5 e 6, trechos com menor volume.
Em média, ocorrem oito viagens diárias para o transporte de areia entre os canais – quatro pela manhã e quatro à tarde.
Assim, segundo a coordenação da ZOI, em casos de grande volume de areia, o montante permanece na praia até sete dias para ser transportado ao destino.
Durante participação no Jornal Enfoque desta segunda, o secretário de Meio Ambiente, Marcio Gonçalves Paulo, falou sobre o assunto e ações realizadas para minimizar os impactos na faixa da areia.
Além disso, a intenção de ampliar as geobags – hoje concentradas na faixa do Canal 6 em direção ao Deck do Pescador para chegar até o Canal 5.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.