Prometidas, autolotações nos morros de Santos ainda não estão integradas ao VLT | Boqnews
Foto: Nando Santos

Mobilidade

02 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Prometidas, autolotações nos morros de Santos ainda não estão integradas ao VLT

Motoristas aguardam a liberação para iniciar as alterações necessárias no sistema. Previsão é que integração comece, enfim, em 1º de abril

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Prometidas em outubro para início de operação em dezembro último, as 51 vans que operam nos morros de Santos ainda não estão integradas ao VLT – Veículo Leve sobre Trilhos.

Em outubro, a medida foi anunciada pela prefeitura, junto com a integração de outras 37 linhas municipais que circulam próximas às estações do modal – estas operam normalmente.

No entanto, não saiu do papel até o momento

“Até agora não funciona”, reclama Silvia Cruz, que mora no Morro da Penha e trabalha na Ponta da Praia, em Santos.

Sem integração, resta apenas a linha 100 como alternativa – cuja espera chega a quase uma hora, especialmente aos finais de semana.

Inicialmente,  segundo o presidente da CET, Antonio Carlos Gonçalves, a medida seria estendida para as vans que operam nos morros até dezembro passado, atendendo justamente a população mais carente.

“Os permissionários já estão sendo convocados para fazer a atualização dos chips que fazem leitura do cartão”, lembrou na ocasião.

Na prática, porém, os usuários das vans e moradores dos morros vão ter que esperar um pouco mais.

Dessa forma, os passageiros não podem utilizar o cartão BR Mobilidade, pelo qual é usado para VLT e linhas intermunicipais em razão do sistema operacional, que precisa estar adaptado para a integração.

 

Equipamento para aproximação do cartão de transporte. Foto: Nando Santos

Documentos

Contudo, de acordo com a Prefeitura de Santos, a integração entre o VLT e as autolotações depende da atualização dos contratos de cada permissionário de lotação com a Viação Piracicabana, que é a responsável pelo sistema de bilhetagem.

Motoristas negam.

Dessa forma, segundo a prefeitura, ainda há permissionários que não entregaram os contratos ou estão com a documentação pendente.

Somente após todos os contratos de permissionários forem entregues, constando as documentações, será possível a instalação de novos validadores nos veículos (equipamentos que possibilitam a integração tarifária).

Motoristas

Segundo o motorista e vice-presidente da Associação da Autolotação de Santos (AALS), Luiz Alberto essa informação não procede.

De acordo com ele, a AALS não concordou com algumas cláusulas do contrato.

O mesmo fora retificado junto à CET-Santos e agora a AALS aguarda a Piracicabana, concessionária responsável pelo transporte municipal, para imprimir os novos contratos para os permissionários assinarem.

Hoje, uma parte dos valores recebidos pelos concessionários das vans destina-se à empresa responsável pelo transporte na Cidade.

“Só que a empresa Piracicabana está demorando bastante para alterar essas cláusulas e imprimir os contratos. Se continuar demorando teremos que fazer outra reunião com as autoridades competentes”.

De acordo com o presidente da AALS, Gilson de Andrade, a atualização do equipamento para receber a integração já tem previsão para acontecer.

Ela ocorrerá entre 8 a 18 de março.

Já o treinamento operacional para operar as alterações no equipamento acontecerá nos dias 26 e 27 de março.

Portanto, segundo ele, a previsão é da integração iniciar a partir de 1º de abril.

A equipe do Jornal Boqnews entrou em contato com a Viação Piracicabana, porém não obteve retorno até a publicação deste texto.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.