Bairro em festa | Boqnews

Cidades

12 DE SETEMBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Bairro em festa

Um dos bairros mais tradicionais e populosos de Santos, com cerca de 40 mil moradores, completa 133 anos na próxima terça-feira (16), confirmando o local como um dos mais importantes, tanto no aspecto residencial como comercial. A ocupação do Embaré se deu a partir de 1830, quando a extensão da orla santista, do José Menino […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um dos bairros mais tradicionais e populosos de Santos, com cerca de 40 mil moradores, completa 133 anos na próxima terça-feira (16), confirmando o local como um dos mais importantes, tanto no aspecto residencial como comercial.




A ocupação do Embaré se deu a partir de 1830, quando a extensão da orla santista, do José Menino à Ponta da Praia, era conhecida por este nome. Com o passar dos anos e o desenvolvimento de outras comunidades, as praias da Cidade foram divididas e receberam nomes próprios. A palavra Embaré tem origem na expressão tupi-guarani “mbra-hé”, que significa a cura das doenças pela poderosa água do mar.

Essa tradição terapêutica se manteve viva em boa parte do século 20.
Um dos símbolos mais marcantes do bairro é a igreja de Santo Antonio.

Ela teve origem numa capela erguida em 1875 pelo Visconde do Embaré. Ele era proprietário da antiga chácara onde foi erguida a edificação religiosa. Em 1930, os frades  começaram a construção de uma nova igreja. Ela foi concluída e inaugurada em 1945. No ano de 1952, o Papa Pio 12 elevou sua categoria ao status de basílica.

Localizada de frente para o mar e com arquitetura no estilo gótico, o templo é um dos mais procurados para cerimônias de casamentos. O agendamento de datas ultrapassa um ano de espera.

Progresso

Hoje, o Embaré ocupa uma área com mais de 1 milhão de m2. Ele está compreendido no limite formado pelas avenidas Bartolomeu de Gusmão, Afonso Pena, Siqueira Campos e Almirante Cóchrane. O desenvolvimento econômico é facilmente percebido nos empreendimentos imobiliários em construção e no comércio que se fortalece a cada dia. Escolas, mercados e outras atividades empresariais se espalham pelas principais vias do bairro.  O movimento nas avenidas Pedro Lessa, Epitácio Pessoa e Oswaldo Cóchrane é prova deste crescimento.

Modernidade à parte, o Embaré ainda proporciona conforto e tranqüilidade aos seus habitantes. O balconista Francisco José de Medeiros reside há 15 anos na comunidade. Morador da Rua Castro Alves, ele faz diversos elogios ao bairro. “A população é tranqüila e tudo que precisamos é fácil de encontrar. Temos padarias, farmácias e escolas próximas. Minha filha estuda perto de casa e vai a pé para brincar na praia. Várias linhas de ônibus passam por aqui. Mesmo assim, não precisamos de transporte para nos locomover. Eu e minha esposa trabalhamos no próprio bairro”, destaca.

Diversão

Opções gratuitas de lazer não faltam no Embaré. As ciclovias da praia e da Avenida Afonso Pena estão disponíveis para aqueles que gostam de pedalar. Já as instalações da Praça Palmares formam o lugar ideal para os mais radicais e apaixonados pelo skate. O tradicional CPE (Centro de Paquera do Embaré) é um dos locais mais conhecidos de Santos.
O conjunto de quiosques, localizado em frente à igreja de Santo Antonio, é o destino perfeito para saborear porções e diversos tipos de sanduíches. O lugar também serve de ponto de encontro após o agito noturno dos mais jovens.

Personagem

Presente na comunidade desde 1987, o comerciante Antonio Almeida Cardoso espera que seu estabelecimento jamais deixe o bairro. O famoso Bar do Toninho funcionava atrás da igreja do Embaré até 2001. Hoje, considerado o Rei do Bolinho de Bacalhau, o estabelecimento está consolidado na esquina da Epitácio Pessoa e da Oswaldo Cóchrane. “A vizinhança é ótima e muitos clientes são de perto. Alguns chegam logo pela manhã, apreciam o cafezinho e o tradicional pão com manteiga. Durante a noite, o movimento aumenta”, relata.

Sua relação com o bairro é especial e até um dos seus filhos reside nele. Além disso, o seu irmão, Jorge Almeida Cardoso também possuiu comércio no Embaré, o Bar do Jorge.

Ele diz que a família tem sorte no lugar e aproveita para fazer uma reivindicação. “Tudo é maravilhoso. Só falta uma agência bancária na Avenida Epitácio Pessoa, entre os canais 4 e 5. Seria bom para os comerciantes locais. Parabenizo o bairro pelos 133 anos e sou grato por tudo que consegui aqui”, conclui.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.