Boqnews e a intenção de voto do eleitorado confirmada nas urnas
Em 2004, o Boqnews publicou uma reportagem que se tornaria um marco para o jornalismo político da Baixada Santista. A matéria analisava a disputa pela Prefeitura de Santos e apontava um cenário de empate técnico entre os candidatos João Paulo Tavares Papa (PMDB) e Telma de Souza (PT).
Naquele momento, outros institutos e veículos indicavam uma tendência diferente. Algumas pesquisas apontavam vantagem de 10 pontos percentuais para a candidata do PT. Por sua vez, a análise que teve publicação pelo Boqnews mostrava que a eleição seria equilibrada.
Pesquisa
Segundo a pesquisa realizada no segundo turno pela Enfoque Comunicação/Jornal Boqueirão, a diferença entre os candidatos Telma de Souza (PT) e João Paulo Tavares Papa (PMDB) caiu de 8,5 para 1,9 pontos percentuais favoráveis à candidata, o que impossibilitava prever quem seria eleito. Apenas que a vitória seria por um número pequeno de votos. Foram ouvidas 1.250 pessoas das três zonas eleitorais da Cidade, o maior levantamento realizado naquela eleição. A margem de erro era de 2,8 pontos percentuais.
Dessa forma, realizada entre os dias 25 e 28 de outubro daquele ano, a pesquisa apontou a deputada com 48,2% das intenções de votos, enquanto João Paulo Papa chegaram a 46,3%.
Os indecisos somaram 3,3% e os votos em branco ou anulados atingiram 2,1%. Em relação à pesquisa anterior, realizada entre os dias 12 e 14 de outubro, Telma tinha 50,4% e Papa 41,9%. Os indecisos somavam 5,2% e os que iriam anular, 2,5%.
Computando-se apenas os votos válidos (excluindo brancos/nulos), Telma ganharia com 51,9% e Papa, 49,1%. Porém, devido à margem de erro de 2,8 pontos percentuais, o índice de intenção de votos de Telma de Souza variava entre 51 e 45,4% e de João Paulo Papa entre 49,1% e 43,5%, percentuais que podem sofrer pequenas alterações em razão dos votos dos indecisos que desaparecem no dia da eleição. Aliás, eles foram fundamentais para a mudança.
Aliás, a pesquisa identificou também o perfil dos eleitores indecisos. A maioria (63,4%) é mulher e concentra-se nas zonas 272ª e 273ª. Quanto à faixa etária, 29% tem 16 a 24 anos, 34% entre 25 e 44 anos, 24% entre 45 e 59 anos e 13% acima de 60 anos. A pesquisa ouviu 1.250 pessoas, divididas pelas três zonas eleitorais, divididas por sexo e faixa etária.
Resultado
Desse modo, o resultado das urnas confirmou exatamente esse cenário. João Paulo Papa venceu a eleição por 1.771 votos, uma das disputas mais equilibradas da história recente da cidade. A diferença representou apenas 0,74 ponto percentual, evidenciando o nível de acirramento entre os candidatos. Quando as urnas foram abertas, os números confirmaram a tendência apontada na análise do jornal. Na prática, o Boqnews foi o único veículo a registrar com precisão o equilíbrio da disputa e a possibilidade real de vitória de Papa.
Mais do que acertar um resultado, a cobertura mostrou o compromisso do jornal com a análise responsável dos dados eleitorais. E as pesquisas eleitorais do Boqnews se tornaram sinônimo de credibilidade e referência no meio político e no público.
Referência
Além disso, o episódio se tornou uma referência dentro da trajetória do Boqnews.
Dessa maneira, ao longo de quatro décadas, o jornal acompanhou eleições, transformações urbanas e mudanças no comportamento da sociedade santista. Sempre com o mesmo compromisso: informar com responsabilidade e analisar os fatos com independência. Hoje, a reportagem é uma prova de que o jornalismo sério continua sendo essencial para compreender a política e a cidade.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.