Brasil é campeão mundial em incidência de raios | Boqnews

Cidades

16 DE JANEIRO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Brasil é campeão mundial em incidência de raios

Com chuvas fortes, comuns no verão, aumenta a ocorrência de raios. Segundo o Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos, o Brasil é campeão mundial em incidência do fenômeno. Tanto que a cada 50 mortes no mundo uma é no país. Por ano, são 130 […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Com chuvas fortes, comuns no verão, aumenta a ocorrência de raios. Segundo o Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos, o Brasil é campeão mundial em incidência do fenômeno. Tanto que a cada 50 mortes no mundo uma é no país. Por ano, são 130 óbitos e mais de 200 feridos. 
Para os especialistas, 80% das mortes causadas por raios poderiam ser evitadas. O engenheiro Ernesto Tabuchi, da Defesa Civil de Santos, dá algumas dicas como se proteger durante as tempestades: sair rapidamente de locais descampados, como praias, praças, estacionamentos, quadras esportivas e proximidades de torres e linhas de energia elétrica; nunca ficar debaixo de árvores; mesmo em casa, evitar ficar perto de tomadas, janelas ou portas metálicas, não tocar em equipamentos ligados à rede elétrica, e não falar ao telefone ou celular com o carregador na tomada. 
Segundo Tabuchi, não é verídica a tese de que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. “Pode cair sim”. O engenheiro completa: “Eles podem chegar ao solo a até 15 km de distância do local da chuva. Por isso, o seguro é procurar logo um abrigo”. Solas de borracha ou pneus não protegem contra os raios. 
“No entanto, a carroceria de um carro dá boa proteção, mas não se deve tocar em partes metálicas. Mesmo que um raio atinga o veículo é sempre mais seguro dentro do que fora dele”. 

Legislação
Em Santos, por força da lei complementar 84, de julho de 1993, imóveis com mais de três pavimentos e depósitos de inflamáveis, explosivos, torres e chaminés elevadas devem ter para-raios, conforme diretrizes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.