Cadastro Estadual de Museus auxilia na qualificação do Museu de Pesca | Boqnews

Melhoramento

24 DE OUTUBRO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Cadastro Estadual de Museus auxilia na qualificação do Museu de Pesca

Instituição preencheu o cadastramento básico do CEM-SP e agora visa níveis mais altos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os museus da Baixada Santista foram os primeiros a aderirem ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

Assim, a ferramenta do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, que busca a qualificação das instituições museológicas em território paulista, foi lançada para a região em 2016.

Um dos locais que, desde então, aderiu ao Cadastro foi o Museu de Pesca.

Hoje, ele é um dos mais conhecidos e visitados de Santos.

“O CEM-SP permite que se tenha uma ‘fotografia’ dos museus, com seus pontos altos e críticos. Permitindo, assim, uma gestão mais eficiente do equipamento cultural”, aponta a diretora do museu, Thaís Moron Machado.

A instituição faz parte do Grupo Orla Cultural de Museus da Baixada Santista.

Contudo, nesta ocasião, foi decidido conjuntamente que todos os museus locais fariam o preenchimento do CEM-SP.

“Na época do preenchimento do Cadastro, havia pouco que eu tinha assumido como diretora do Museu de Pesca. Portanto, precisei fazer uma pesquisa intensa para obter respostas aos questionamentos. O que acabou sendo bastante gratificante e me permitiu organizar toda nossa documentação”, relembra Thaís.

O processo de adesão ao CEM-SP é gratuito e disponível on-line, no site do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br).

Lá, no campo “Cadastro Estadual de Museus”, a instituição interessada tem acesso ao Instrumento de Qualificação Cadastral (IQC).

Que, neste caso, deve ser preenchido com o máximo de informações possível.

Na sequência, o IQC segue para avaliação do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, que realiza uma visita técnica ao museu para conferência dos dados.

“O principal problema apresentado pela equipe do CEM-SP que analisou nossos documentos foi com relação ao baixo número de funcionários para uma estrutura relativamente grande”, comenta a diretora do Museu de Pesca.

No entanto, após as adequações e justificativas, todo processo é avaliado em reunião oficial do Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM-SP), que emite o parecer final sobre o cadastramento.

O Museu de Pesca, por exemplo, teve seu cadastro deferido para o nível básico. “Pretendemos preencher também os outros níveis”, afirma Thaís.

Ao fim do processo de deliberação, o museu recebeu ainda um Relatório Técnico e um Diagnóstico Situacional com orientações para o aprimoramento das ações da instituição em cada um dos parâmetros dos três eixos que estruturam o CEM-SP: Gestão e Governanaça; Salvaguarda de Acervo; e Serviços ao Público.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.