Câmeras do Porto e Prefeitura serão compartilhadas para maior segurança | Boqnews
Foto: Isabela Carrari/Arquivo-PMS

Santos

29 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Câmeras do Porto e Prefeitura serão compartilhadas para maior segurança

CCO já conta com mais de 1,7 mi câmeras

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Prefeitura de Santos passou a ter acesso desde a última sexta-feira (22), às imagens, em tempo real, de 46 câmeras da Autoridade Portuária de Santos (APS) e da Guarda Portuária instaladas em áreas públicas do Porto de Santos (Avenida Perimetral e entornos, não incluindo terminais privados). Ao mesmo tempo, a APS e a Guarda Portuária contarão com imagens de 42 câmeras da Prefeitura. Desse modo, interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), que estão instaladas na região portuária e área urbana do Município.

O acordo de cooperação técnica teve anúncio na manhã da sexta-feira (22) pelo prefeito Rogério Santos e pelo diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos (APS), Beto Mendes.

Graças a essa parceria, 14 guardas portuários vão atuar no CCO da Prefeitura de Santos, que opera no Paço Municipal, em esquema de revezamento (todos os dias, 24 horas). Haverá sempre a presença de pelo menos um no equipamento. A medida vai contribuir para ampliar a segurança nas áreas internas e próximas ao Porto de Santos, além de colaborar na gestão do tráfego de veículos, auxiliando os órgãos para a tomada de decisões estratégicas e elaboração de medidas conjuntas.

Importância

Para o prefeito Rogério Santos, “este termo de colaboração técnica, permitindo o compartilhamento de câmeras da Autoridade Portuária de Santos e da Prefeitura de Santos em tempo real é de extrema importância. Sempre teremos a presença de um guarda portuário aqui. Esta integração entre Porto e Cidade já existe, temos vários projetos em comum, como agora o Porto Valongo. A questão da segurança é muito importante para a Cidade e também para a Autoridade Portuária”

“A troca de informações com a Guarda Portuária é tradicional da nossa cidade e agora avança com o compartilhamento das imagens, em tempo real, aqui do Centro de Controle Operacional, das câmeras de segurança”, acrescentou o chefe do Executivo.

Beto Mendes afirmou que a parceria com a Prefeitura é de extrema importância. “A Autoridade Portuária de Santos está contribuindo com 46 câmeras em lugares estratégicos para que, com a coordenação da Prefeitura de Santos e o trabalho das polícias, da CET-Santos, e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), possamos trabalhar com um objetivo comum, que é o melhor atendimento à população de Santos”.

O secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi, ressaltou que ter imagens cedidas pela Autoridade Portuária de Santos é importante para a Prefeitura, “porque passa a nos permitir a visualização de pontos estratégicos. É importante ressaltar que, em termos de investimento, tanto a Prefeitura quanto a Autoridade Portuária já tinham investido em sistemas de monitoramento por câmeras. Hoje, celebramos o compartilhamento recíproco das imagens”.

CCO conta com imagens de mais de 1,7 mi de câmeras

Inaugurado em 11 de setembro de 2020, o avançado Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura de Santos, promove a integração dos serviços públicos e forças de segurança da Cidade.

Sendo assim, visando maior eficiência das equipes em atividades diárias e situações de emergência, como acidentes de trânsito, alagamentos e ocorrências policiais. O equipamento contabilizou, em três anos e meio de operação, mais de 270 mil ocorrências (média de 6.400/mês) relacionadas a monitoramento urbano e atendimento ao cidadão.

O CCO está instalado no embasamento do Palácio José Bonifácio (Paço Municipal, no Centro Histórico), após processo iniciado em 2015 com a busca de financiamento. Dessa maneira, recebendo investimentos de R$ 40 milhões na obra, mobiliário, equipamentos e avançados sistemas. Integra atualmente 1.736 câmeras instaladas em vários pontos da Cidade, monitoradas todos os dias (24 horas) em tempo real.

A unidade conta com o trabalho das equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Ouvidoria e Urgência Urbana. Assim como, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Samu e Polícia Militar, além de apoio a outras corporações, com supervisão da Secretaria Municipal de Governo (Segov).

No CCO de Santos, muitos recursos tecnológicos estão em operação, como o sistema IVA (análise de vídeo inteligente). Portanto, que permite verificar automaticamente pessoas em locais e horários que não são permitidos.

Desse modo, ajudando principalmente a evitar invasões de escolas e unidades de saúde. Nos principais acessos à Cidade e a avenidas de maior fluxo, há câmeras dotadas com o sistema OCR (reconhecimento ótico de caracteres, tradução da sigla em inglês), que permite a leitura de placas de veículos.

As imagens captadas são repassadas em tempo real ao sistema Muralha Paulista, utilizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. E à plataforma Córtex, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Todas as imagens gravadas pelas câmeras ficam armazenadas por um período de cerca de 30 dias. Dessa maneira, podendo ter utilização para investigações de ocorrências da Guarda Municipal e atendimento de solicitações das polícias Civil e Federal e do Poder Judiciário. Por mês, de 15 a 30 pedidos de imagens são feitos por essas instituições.

Portanto, as quais são aceitas pela Justiça porque possuem marcas d’água que impedem adulterações.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.