Em Guarujá, lacres de alumínio que poderiam estar poluindo o meio ambiente, ganham uma importante utilidade, podem ser trocados por cadeiras de rodas.
Este é o objetivo da Campanha Papa Lacre, que teve início em março e segue até o final do ano.
Além dos lacres, a campanha já recebeu, por parte dos munícipes, a doação de 11 cadeiras de rodas e quatro andadores.
A iniciativa é da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá. Além disso, acontece por meio das Bibliotecas Municipais, e em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS).
São mais de 400 pontos de coleta. Incluindo o FSS, escolas (municipais, estaduais e particulares), unidades de saúde, quiosques da orla da praia, entre outros estabelecimentos.
Nos locais, estão dispostos os Papa Lacres – galões de água customizados, em que os lacres podem ser depositados.
Os coletores foram confeccionados pela equipe do Projeto Biblioteca Cidadã e cada 100 kg de lacres arrecadados correspondem a uma cadeira de rodas nova.
“É uma ação que une preservação ambiental e solidariedade, e a população abraçou a ideia. Todas as cadeiras arrecadadas serão doadas ao Fundo Social e vão ajudar a quem mais precisa”, afirmou o coordenador de Bibliotecas Públicas da Prefeitura de Guarujá.
Colaboradores
Quem entrou nessa onda de solidariedade foi o zelador José Edvaneo. Ele doou uma cadeira de rodas. Dessa forma, transformou o Condomínio Residencial Mussa Gaze (Enseada), em mais um ponto de coleta.
No local, além dos lacres de alumínio, podem ser depositados blister (embalagens de comprimidos) e as garrafas pets que vão colaborar com o Projeto Natal Iluminado.
Realizada pelo Fundo Social, iniciativa tem o objetivo de decorar a cidade durante as festas de fim de ano.
Seguindo o mesmo exemplo, alunos do Colégio Lumina, doaram duas cadeiras de rodas, um garrafão com os lacres de alumínio e também garrafas pets para os enfeites natalinos.

Foto: Divulgação/PMG
Serviço
Para receber o Papa Lacre ou obter outras informações, o munícipe pode entrar em contato com as bibliotecas centrais.
Geraldo Ferraz (Rua Ceará, s/n – Vicente de Carvalho), por meio do telefone 3341-7845; e na Martins Fontes (Rua Quintino Bocaiúva, 183 – Centro), no telefone 3386-6041.
Além disso, no Facebook – Bibliotecas Municipais de Guarujá. A iniciativa tem apoio do Cartório Oficial de Registro Civil de Guarujá.