Deixe a gripe na saudade, vacine-se. Este é o tema da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que terá início neste sábado (25) e se estenderá até 8 de maio. Em Santos, a abertura oficial será às 9h, na sede da Associação dos Aposentados da Fundação Ceesp (Rua Joaquim Távora, 282 – Vila Mathias), com a presença do Vovô e da Vovó Gotinha.
A mobilização, na sexta (24), envolverá cerca de 600 funcionários da SMS (Secretaria de Saúde) e voluntários. Ao todo, serão montados 63 postos em unidades básicas, hospitais, supermercados e escolas. A relação completa pode ser conferida na edição desta sexta (24) do Diário Oficial de Santos. Ao longo da semana, os munícipes devem procurar as unidades básicas e os postos extras que serão divulgados pelo jornal.
Em Santos, a campanha tem como alvo 77.839 pessoas maiores de 60 anos, segundo estimativa do IBGE. O objetivo é imunizar pelo menos 80% dessa população, o que corresponde a 62.271 munícipes. No ano passado, foram aplicadas 62.595 doses. A ação inclui vacinação em domicílio de idosos internados em asilos e casas de repouso, e de acamados inscritos no PAD (Programa de Atendimento Domiciliar), no PID (Programa de Internação Domiciliar) e agendados pelo telefone.
Ao todo, a Seviep (Seção de Vigilância Epidemiológica) recebeu, de 30 de março a 17 deste mês, 530 solicitações de munícipes. A vacina não provoca a gripe e não apresenta efeitos colaterais. A única exceção é para pessoas com alergia ao ovo. Além da imunização contra o vírus influenza, causador da gripe, os idosos também poderão se proteger contra o tétano e a difteria. A chamada dupla adulto tem esquema em três doses e necessita de reforço a cada dez anos.