A Prefeitura de Santos já está enviando os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os Correios.
A informação é do secretário de Finanças e Gestão de Santos, Adriano Leocádio.

Secretário de Finanças e Gestão de Santos, Adriano Leocádio falou sobre os carnês do IPTU e o cenário econômico do município. Foto: Felipy Brandão
Segundo ele, o último lote foi entregue no dia 15 e espera que até o dia 22 de dezembro todos os contribuintes recebam o carnê físico.
Além disso, ele menciona que o carnê também já está disponível no site da Prefeitura.
Ele participou do programa Jornal Enfoque desta quarta-feira (17).
Pagamento
Cerca de 215 mil carnês de IPTU começaram a ser entregues. A data de vencimento do pagamento da primeira parcela e da cota única será a partir de 6 de janeiro, de acordo com o que é especificado em cada carnê.
Para quem aderiu ao IPTU Digital, os carnês também estão disponíveis. Desde que foi implementado, em 2023, mais de 12 mil contribuintes já aderiram ao método de pagamento, com desconto de 1% (limitado a R$ 100,00).
Para pagamento em cota única, haverá abatimento de 4%, desde que seja feito dentro da data limite. O tributo poderá ser pago via boleto ou pix. O pagamento só é válido quando é feito por meio do QR Code ou código de barras gerado no site da Prefeitura ou impresso no carnê de papel.
Reajuste
Além disso, foi publicado na edição de 14 de novembro do Diário Oficial de Santos o reajuste de 5,23% no valor do IPTU para 2026.
A correção é feita com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também válida para os demais tributos municipais, bem como multas, preços públicos e débitos inscritos na dívida ativa.
O valor segue o índice do IPCA durante o período de agosto de 2024 a julho de 2025. O reajuste tem a função de repor a inflação do período e é previsto pelos códigos tributários Nacional e do Município.
Programa Jornal Enfoque
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.