O aumento do fluxo de veículos em direção à Ponta da Praia, bairro que cresceu com a construção de novas edificações, na última década, vai motivar alterações viárias.
Especialmente no cruzamento da Avenida Coronel Joaquim Montenegro (canal 6) com a Avenida Epitácio Pessoa, no bairro Aparecida, em Santos.
A mudança inclui a proibição do fluxo de veículos provenientes da Av. Epitácio Pessoa (sentido Ponta da Praia – José Menino), que não poderão fazer a conversão à esquerda.
Atualmente, o fluxo a ser alterado (Av. Epitácio Pessoa com entrada à esquerda na Avenida Joaquim Montenegro) é de 110 veículos por hora – 6% do total da movimentação no fluxo de veículos no cruzamento.
Por sua vez, chega a 816 veículos (6,5 vezes maior) passam por hora (55% do total) pelo trecho da Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Canal 6 (José Menino – Ponta da Praia).
No cruzamento como um todo, são 1.750 veículos/hora
Assim, nos horários de pico, longas filas se formam no trecho mais complicado prejudicando o acesso às ruas próximas.
Além de irritar motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.
Melhoria em 80%
A CET calcula que a alteração representará, somente neste trecho, uma melhora de mais de 80% na sua capacidade.
Assim, neste trecho já existem seis estágios de sinalização (para veículos nos quatro sentidos), além de ciclistas e pedestres.
Os semáforos funcionam em quatro fases.
Com a medida, passarão para três.
“Queremos diminuir estes problemas”, salienta o presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Gonçalves.
Ele lembra que a Ponta da Praia hoje se tornou o segundo bairro mais adensado de Santos em razão da ‘explosão’ do mercado imobiliário.
E como reflexo, maior fluxo de veículos.

Intervenções começarão no cruzamento da Av. dos Bancários para acesso à Rua Inglaterra, na Ponta da Praia. Foto: Nando Santos
Melhorias
Assim, apenas esta alteração já vai garantir melhorias na sincronização semafórica, garante Gonçalves.
Atualmente, esta opção ocupa 17 segundos pela manhã e 23 segundos à tarde em toda a sinalização do trecho.
“Este tempo será redistribuído para as demais fases”, enfatiza.
Gonçalves concedeu entrevista coletiva nesta sexta (12) para falar das alterações, que incluem também uma nova opção de acesso: a Rua Inglaterra.
Até terça-feira (17), serão iniciadas intervenções que vão resultar na extinção da conversão de veículos que saem da Avenida Epitácio Pessoa (pista sentido Ponta da Praia/José Menino) e ingressam na Avenida Joaquim Montenegro (Canal 6) em direção à praia.
Aliás, os serviços iniciarão no trecho da Av. dos Bancários junto à Rua Inglaterra e deverão demorar uma semana – podem se prolongar em caso de chuvas.
Estruturas para implantação da sinalização semafórica estão instaladas.
Canteiro central
Conforme o titular da Sepref, Luiz Felipe Tonelli Távora, no início da próxima semana serão feitas as adequações no canteiro central da Bancários, visando permitir a conversão à esquerda em direção à Rua Inglaterra.
Feita essa nova abertura, a CET cuidará da sinalização, e, na sequência, a Sepref já fará os trabalhos previstos para o canal 6.
Ou seja, rebaixamento de guias e mudanças no geométrico.
Dessa forma, a partir desse momento, ficará proibida a conversão no cruzamento (sentido praia).
Assim, a estimativa é de que em 15 dias toda a parte de obras do projeto esteja concluída.
Aliás, vale lembrar que os motoristas encontram outra opção de acesso à avenida Bartolomeu de Gusmão, na praia.
Por exemplo, caso da Rua Nagib Trabulsi.
No entanto, como ela é mais estreita e comercial, a abertura de acesso à esquerda em direção da Rua Inglaterra permite garantir maior equilíbrio no fluxo proveniente das ruas do bairro em direção a outras localidades.

Nova sinalização facilitará acesso de pedestres e, em especial, ciclistas. Fluxo passará a ter mão única. Foto: Nando Santos
Linha 4
Com a extinção da conversão da Epitácio Pessoa para o canal 6 em direção à praia, a linha 4 do transporte público municipal sofrerá mudança.
Assim, quando o sistema completo estiver implantado, ela passará a seguir itinerário direto pelas avenidas da orla (o mesmo feito atualmente, sempre às sextas-feiras, dia de feira livre no local), por onde circulam outras linhas que também poderão servir aos usuários.
Vídeo da Boqnews TV
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.