O início da segunda semana de setembro em Santos teve destaque por dias ensolarados, sem ocorrências de chuva.
Porém, segundo a previsão meteorológica da Defesa Civil e do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta, uma mudança no tempo acontecerá na região a partir desta quinta-feira (14).
Sendo assim, por conta da chegada de uma frente fria que avançará do Sul do país.
Dessa forma, com possibilidade de chuva, alagamentos pontuais e fortes rajadas de vento.
Os primeiros indícios de uma mudança na temperatura poderão ocorrer já no período noturno, com chances de pancadas de chuva e aumento da nebulosidade.
Ainda na quinta-feira, é previsto o risco de fortes ventanias e mar agitado devido a influência da passagem do fenômeno pelo Município.
Já na sexta-feira (15), a chuva deverá ocorrer em certos períodos, com intensidade moderada e sem tendências de temporais.
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, a Cidade ficará em estado de Atenção devido à altura significativa que a onda alcançará entre 2,0m e 3,0m e o nível do mar entre 1,8m e 2,0m nos próximos dias.
Se as previsões oceanográficas se confirmarem, não são esperados impactos em estruturas pela intensidade e direção preferencial das ondas, mas podem ocorrer alagamentos pontuais.
Além disso, os santistas poderão aproveitar o próximo final de semana, que deverá ser ensolarado e contará com mar em níveis normais.
Quedas de árvores
Dessa forma, segundo informações da Prefeitura de Santos, a Defesa Civil informou que houve o registro de três quedas de árvores na cidade devido a ventania.
Nos seguintes locais:
– Praça Lugo Vinã, no Saboó
– Rua Vahia de Abreu com Alexandre Herculano
Boqueirão.
– Rua Aurélio Batista Félix x R. João dos Reis Portela – Alemoa.
A rajada máxima de vento foi de 83 km/h registrada às 23:20 da última quarta-feira (13).
Já a Prefeitura de Praia Grande informou, por meio da Defesa Civil, que até o momento não houve acionamentos relacionados aos fortes ventos registrados desde a noite de quarta-feira (13) até a manhã desta quinta-feira (14).
Além disso, a Defesa Civil acompanha os boletins emitidos pela Defesa Civil Estadual e pede que a população entre em contato, caso note algum problema com relação às chuvas e ventos, através dos telefones 199 e 153.
Desse modo, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), informou que a Defesa Civil atendeu uma ocorrência de queda de parte de uma árvore em via pública localizada na Rua José Gonçalves Paim, no Parque Bitaru.
Portanto, houve o acionamento do corpo de Bombeiros foi e a realização do corte da parte que caiu.
A Defesa Civil informa ainda que a equipe da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) receberá acionamento para recolher as partes da árvore que foram cortadas.