Nesta sexta-feira (15), o evento chamado “Jundu, Spirit of Tulum“, organizado por Fort Beach & Bombay Sapphire, foi oficialmente cancelado.
Ele ocorreria neste sábado (16) e três lotes de ingressos já estavam vendidos.
Apenas um lote estava disponível.

Foto: Divulgação/Redes Sociais
A área que aconteceria o evento é Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande em Guarujá, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 23 de abril de 1964.
E pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em 27 de abril de 1971.
Na quinta, a prefeitura de Guarujá informou ao Boqnews que “todos os estudos técnicos necessários foram apresentados pela empresa responsável pelo evento à Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para utilização da área externa da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, conforme determina a legislação municipal”.
Por sua vez, a Secult enviou a documentação para avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), bem como à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), e aguardava a resolução dos órgãos.
E se as permissões não fossem emitidas em tempo hábil, “os eventos não serão realizados e os organizadores já foram cientificados a respeito”.
A Administração Municipal destaca ainda que cada evento é avaliado individualmente pelos órgãos.
Ao todo, eram cinco. O primeiro recebeu a negativa.
Indagada pela Reportagem na sexta à tarde, a Prefeitura, por meio do Departamento de Comunicação confirmou o cancelamento do evento, sem previsão de nova data.
O Boqnews apurou que o pedido não foi feito atendendo os trâmites junto ao Iphan em razão da proximidade da data do evento, mas em razão da excepcionalidade da situação, um funcionário foi destacado para verificar quais os procedimentos seriam necessários para a realização da festa Inauguração do Jundu, documento entregue no início da tarde desta sexta (15).
Diante das dificuldades operacionais, inclusive com a atuação do Ministério Público, em razão de se tratar de patrimônio histórico, a empresa optou em cancelar o evento.
Por sua vez, outras festas semelhantes no mesmo local também estão sendo divulgadas, inclusive com a presença de artistas e DJs estrangeiros, nos dias 23, 29, 30 e 31 (Réveillon), conforme as redes sociais da empresa promotora Fort Beach.
No entanto, não há detalhes se as demais festividades ocorrerão ou não tanto por parte da prefeitura como do Iphan, que analisa casos individualmente.
Confira o comunicado da empresa promotora
Este é o comunicado que a empresa divulgou nas redes sociais na tarde desta sexta.
“É com grande pesar que informamos que o evento Fort Beach, que seria realizado no dia 16 de dezembro de 2023, foi adiado, e com data ainda não definida.
Antes de qualquer alegação, convém expor que os organizadores do evento, em conjunto com a Secretaria da Cultura da Cidade de Guarujá, seguiram minuciosamente todas as exigências para a realização das apresentações, incluindo a restauração do espaço a ser utilizado, realizando serviços como pintura, jardinagem, elétrica, hidráulica e substituição de itens já inutilizáveis pelo tempo.
Ademais, todos os documentos exigidos no decreto lei regulamentador, inclusive o estudo de impacto de vizinhança, necessários à realização de eventos em patrimônio público, foram cautelosamente providenciados.
Todavia, após inúmeras denúncias realizadas por organizações não governamentais que promovem movimentos de preservação ambiental, o Ministério Público Federal oficiou à Prefeitura do Município de Guarujá requerendo que o evento em questão fosse adiado a fim de que fosse realizada uma auditoria antes das apresentações.
Desta forma, seguindo as instruções do Ministério Público Federal, a Prefeitura do Município optou por uma nova data a ser divulgada com precisão posteriormente.
Por fim, a pretensão é que nos próximos dias tenhamos a liberação e tudo se realize de acordo com o divulgado, entretanto, considerando a atual situação, desejamos que fique registrado as nossas sinceras escusas a todos envolvidos, clientes e parceiros”.
Diversas atrações estavam confirmadas, como:
🎧 Martijn Ten Velden (Atração internacional)
🎧 Mozambo (Atração internacional)
🎧 Tom Keller (Residente Sirius White)
🎧 Guest DJs: Art Us, Di Paulo, Eric Fraga, Feels Apart, Gaia, Majonnes, Regis
Além disso, o evento já tem datas marcadas como pode ser visto na biografia do perfil:

Foto: Divulgação