Em 14 de março deste ano (uma quinta-feira), houve um incêndio na base de apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na antiga Ilha de Conveniência, no Boqueirão (Avenida Bartolomeu de Gusmão, em frente à Avenida Conselheiro Nébias).
Contudo, vale lembrar que na mesma semana, ocorreram incêndios em ônibus na Zona Noroeste, em Santos, praticados por bandidos e que deixaram populares sem transporte público na quarta-feira (13). Portanto, com outro incêndio, porém na base do Samu, trouxe à tona a possibilidade de um novo ataque por grupos criminosos.
No entanto, pelas características da ocorrência, a tendência é que o fogo teve origem a uma falha técnica ou por um equipamento ligado. Ou seja, por uma eventual ocorrência natural e não algo planejado por alguém. Não houve vítimas.
Reformas
Segundo a Prefeitura de Santos, as formas da fundação da nova Base Samu na orla, bairro Boqueirão, já receberam o concreto baldrame, e começou a instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). O próximo serviço programado é a alvenaria, com execução das paredes que vão dividir os espaços.
O projeto do equipamento contempla uma base administrativa, para funcionários, e também para estacionar ambulâncias e quadriciclos. Conta com vestiários, sala administrativa e copa.
A reforma e ampliação da Base Samu tem o gerenciamento da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) e prazo de entrega de três meses. A obra começou no final de julho e deve ser entregue no final de outubro. Com custo de R$ 486 mil, recursos de verba parlamentar, é uma obra emergencial, com dispensa de licitação.
Unidade de apoio
A Base Samu da orla é uma unidade de apoio que fica à disposição para os atendimentos dos chamados recebidos pela central 192 (ligação gratuita) na orla dos bairros Boqueirão, Embaré, Aparecida, Ponta da Praia, Gonzaga, Pompeia e José Menino. Os sete bairros juntos somam população de 181,4 mil habitantes.
A obra está em andamento no espaço que foi alvo de incêndio, no canteiro central da Av. Bartholomeu de Gusmão, proximidades da Rua Oswaldo Cruz, local da base GCM/Samu.
Já a Secretaria de Saúde de Santos informa que a Base do Samu da Praia do Boqueirão, que está sendo reconstruída atualmente, contará com duas equipes durante o dia: uma com técnico de enfermagem e condutor (suporte básico) e outra com enfermeiro e condutor (suporte intermediário).
Ao todo, serão duas ambulâncias. No período noturno, será uma equipe de suporte básico e 1 ambulância. O local também abrigará os quadriciclos usados na orla da praia nos feriados prolongados e temporada de verão.
Leia mais
Pela característica, incêndio em posto do Samu não foi criminoso, diz secretário
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.