Comitê anticorrupção de Santos realiza encontro nesta terça (16), na sede da OAB | Boqnews
Comitê anticorrupção de Santos realiza encontro nesta terça (16), na sede da OAB
Foto: Divulgação
15 de agosto de 2016

Comitê anticorrupção de Santos realiza encontro nesta terça (16), na sede da OAB

datasDesde 2002, Santos tem o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, que reúne a OAB – Santos, Diocese, Unisantos, Promotoria Comunitária, Movimento Voto Consciente, Centro de Direitos Humanos da Baixada Santista Irmã Maria Dolores e Fórum da Cidadania de Santos. Em âmbito nacional, a iniciativa originada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reúne entidades nacionais e é reponsável pela articulação do Ficha Limpa, já puniu mais de mil políticos, com a perda de mandato.

Neste ano, as atividades em Santos começam na terça-feira (16), às 19 horas no Auditório da OAB (Praça José Bonifácio, 55), com o encontro Compromisso Político e Legislação Eleitoral. O evento é direcionado aos partidos políticos de Santos e suas respectivas instâncias partidárias, sendo aberto também à participação de cidadãos interessados em conhecer melhor como funionará o processo eleitoral.

O evento recebe o advogado Luciano Santos, que irá explicar como funciona o VotoLegal, plataforma digital que possibilita, de acordo com a lei, a doação de recursos de pessoas físicas para as campanhas. Depois é a vez de Marlon Lelis, advogado e Coordenador Estadual do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que elucidará dúvidas por meio de apresentação da Cartilha De Olho nas Eleições.

Outra importante pauta será a inserção de Santos no programa Cidades Sustentáveis. “Existe a Nossa São Paulo e hoje várias cidades fazem parte desta rede. Nós queremos incluir Santos nisso. Será Nossa Santos – Ética e Participação”.

Segundo Nori, a primeira coisa é pressionar a Câmara para aprovar o projeto de lei complementar à lei orgânica do municipio, que estabelece a obrigatorieadde do prefeito, eleito ou reeleito, em apresentar em até 120 dias um plano de metas baseado em sua plataforma eleitoral. Com dados quantitativos, a cada ano o governante deverá chamar a população para fazer um balanço do que foi feito.

“É uma maneira de controle da sociedade sobre o mandato. Em São Paulo foi aprovado há 10 anos. Aqui tentamos há oito anos e ainda não conseguimos”. O tema será discutido em outro evento no dia 25, cujo teor será encaminhado na sequência à Câmara para análise.

Serviço

Informações sobre as atividades do Comitê, que também estão orgnizando palestras nas escolas podem ser obtidas na Estação da Cidadania, à Avenida Ana Costa 340, das 14h30 às 20h30. O local também receberá denúncias e fará a encaminhamento durante todo o processo eleitral. O telefone é 3221-2034.

Da Redação
Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.