Um espaço esportivo tradicional de Santos, que ocupa uma área de 23 mil m², vai ganhar mais sete quadras esportivas. Trata-se do Complexo Esportivo Rebouças, na Ponta da Praia. Serão quatro para esportes de areia, que devem ser entregues neste trimestre, e outras três, sendo duas poliesportivas e uma oficial, para entrega em setembro.
As novas quadras vão ampliar o atendimento à população no equipamento. Desse modo, que já registra a média de mais de 3 mil atendimentos mensais, em 27 atividades gratuitas. Além de ser mais um incentivo do Município à prática esportiva para melhora da saúde física e mental e integração social, contempla também as necessidades de atletas profissionais.
“Santos é uma Cidade que se destaca pela qualidade de vida e o esporte é um pilar muito importante para essa condição. Além das competições e do esporte de alto rendimento, que também são nossas referências, as quadras possibilitam o acesso das pessoas que querem praticar atividade física, aprender alguma modalidade ou cuidar da saúde. Uma ação importante, que vai beneficiar munícipes das mais diversas faixas etárias”, diz o prefeito Rogério Santos.
Para o secretário de Esportes, Rogério Sampaio, a expectativa é grande para essas obras que vão trazer mais benefícios para todos os amantes do esporte. “Uma das quadras vai ter 40m x 20m, que é a medida oficial para disputas, o que vai elevar o nível do centro esportivo para receber mais competições oficiais”.
“Em relação às quadras de esportes de areia, além das escolinhas, vamos poder atender a população com vários eventos nos finais de semana. Fora isso, estamos animados para que com tudo pronto, possamos atender mais estudantes das escolas públicas”, ressalta Sampaio.
Projetos e obras
Tanto os projetos como as obras das sete quadras esportivas estão a cargo da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe). Dessa forma, com custo total de R$ 5,6 milhões, recursos do Município. As quatro quadras para beach tennis, futevôlei e vôlei e modalidades esportivas de areia vão contar com mureta, alambrado, gradil, poste para refletores e luminárias, e piso de areia tratada, rede, fita demarcatória e demais acessórios.
Complementam a área vestiários com chuveiro acessível. Já as outras três novas quadras, duas poliesportivas e uma oficial para a prática de futsal e handebol têm área total coberta de 2.820 m² e arquibancada.
“Essa quadra maior foi planejada a partir de um pedido do Conselho Municipal de Esportes para que se pudesse realizar no Rebouças competições nacionais e internacionais”, diz a secretária de Obras e Edificações, engenheira Larissa Oliveira Cordeiro.
Estrutura robusta
As obras vêm reforçar ainda mais a estrutura do Complexo Rebouças. Portanto, que conta com a única piscina pública aquecida com medidas olímpicas da Baixada Santista que, devido a sua infraestrutura diferenciada, permite receber campeonatos importantes de natação e polo aquático.
Além disso, possui sala de musculação, playground, concha de malha, ginásio poliesportivo com arquibancada, duas salas multiúso, sala de artes marciais e sala de bike indoor. Assim como, sala de avaliação física, sala de atendimento médico, sala de esportes adaptados, entre outros espaços. E a criançada tem um espaço especial, o parquinho infantil, com labirinto 100% acessível, brinquedos adaptados e Castelinho. O local abriga ainda o prédio administrativo da Secretaria Municipal de Esportes (Semes).
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.