O procedimento de aplicação de massa asfáltica finaliza, na próxima semana, a construção do novo pontilhão no cruzamento da Avenida Siqueira Campos com a Rua 28 de Setembro, no Macuco. O serviço será realizado em dois dias, mas pode ser adiado se chover. Após a conclusão da estrutura, será feita a pintura do solo.
No momento está sendo aguardada a finalização da cura. “É o nome dado ao processo de endurecimento do concreto. Um concreto não curado, ou mal curado, pode ter resistência até 30% mais baixa, além de ser muito vulnerável aos agentes agressivos, devido à grande quantidade de fissuras que se formam, às vezes imperceptíveis a olho nu”, esclarece Glaucus Farinello, chefe do Departamento de Obras Públicas, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), pasta responsável pela obra.
Intervenções por toda a cidade
A obra na 28 de Setembro é a primeira de um lote de reforma de 11 pontilhões e construção de outros dois, que serão realizadas pela prefeitura em 18 meses. As intervenções atenderão os bairros da Ponta da Praia, José Menino, Campo Grande, Vila Belmiro, Macuco, Estuário, Embaré, Boqueirão, e, na Zona Noroeste, Santa Maria e Rádio Clube.
Os pontilhões que serão reformados estão desgastas após mais de 50 anos de uso. Cada reconstrução aumentará a capacidade de carga de 25 para 45 toneladas, oferecendo mais segurança a motoristas e pedestres.