Convênio entre Prefeitura e Petrobras instalará câmeras em cinco bairros da Cidade | Boqnews

Cidades

07 DE JUNHO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Convênio entre Prefeitura e Petrobras instalará câmeras em cinco bairros da Cidade

A Prefeitura de Santos e a Petrobras assinaram convênio para a instalação de 18 câmeras de monitoramento no Valongo, Vila Mathias, Paquetá, Vila Nova (área do Mercado Municipal) e Centro Histórico. A expectativa é de que sejam atendidos 18.129 moradores em 5.989 residências. Durante o ato de assinatura, na segunda-feira (6) no salão nobre do […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Prefeitura de Santos e a Petrobras assinaram convênio para a instalação de 18 câmeras de monitoramento no Valongo, Vila Mathias, Paquetá, Vila Nova (área do Mercado Municipal) e Centro Histórico. A expectativa é de que sejam atendidos 18.129 moradores em 5.989 residências. Durante o ato de assinatura, na segunda-feira (6) no salão nobre do Paço Municipal, o prefeito João Paulo Tavares Papa disse que os equipamentos devem entrar em operação em um mês.


As 18 câmeras farão parte do SIM (Sistema Integrado de Monitoramento), que já conta com outras 30 unidades para fiscalização da orla (20), Centro Histórico (5) e Alemoa (4) e uma fixa no centro de operações. A Petrobras investirá pouco mais de R$ 1 milhão na compra das câmeras e novo sistema de armazenamento de imagens. Como ocorre com outras câmeras, estas serão blindadas e integradas por fibra ótica à central do SIM, que opera 24 horas no Paço Municipal. As câmeras terão alcance mínimo de 500 metros, visibilidade de 360 graus na horizontal e de 180 graus na vertical.


Após a assinatura do acordo, Papa convocou a iniciativa privada a seguir o exemplo da Petrobras, como já acontece no Distrito Portuário da Alemoa, onde a associação de empresários se aliou à prefeitura na instalação de câmeras de monitoramento. “É importante que outros setores se envolvam nesta iniciativa. Há hotéis, lojas de departamentos e shoppings que podem dar essa contribuição. Pelo acordo com a Petrobras, temos capacidade no sistema para mais 12 câmeras, que poderão estender a vigilância a outros bairros que concentram importantes centros comerciais e grande número de agências bancárias, como o Gonzaga e parte do Boqueirão”, afirmou Papa.


Na avaliação do presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos), Paulo Levi Latrova, o convênio atende antiga reivindicação de 1.200 estabelecimentos comerciais. “Com mais segurança, o consumidor certamente virá com mais frequência ao Centro”. Já para o gerente-geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Santos, José Luiz Marcusso, os moradores dos bairros onde funcionarão as câmeras serão os principais beneficiados. Ele confirmou que a primeira torre da sede da Petrobras no Valongo deve ser concluída no final de 2013.


O monitoramento por câmeras será também importante para melhorar o trânsito na entrada e saída da cidade. Pelas imagens a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) poderá atuar com mais rapidez em casos de acidentes, congestionamentos e outras ocorrências. Implantado pela prefeitura em dezembro de 2006, o SIM é operado pela Seseg (Secretaria de Segurança), em conjunto com a Polícia Militar e CET.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.