Cresce número de roubos e furtos em cidades da Baixada Santista | Boqnews
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Segurança

09 DE JANEIRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Cresce número de roubos e furtos em cidades da Baixada Santista

São Vicente, Guarujá e Praia Grande foram as cidades que mais registraram roubos de janeiro a novembro de 2023

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cidades da Baixada Santista apresentaram alta nos números relacionados aos crimes de furtos e roubos, no período de janeiro a novembro de 2023 (ver quadro).

Assim, os dados são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

Além disso, São Vicente, Guarujá e Praia Grande foram as cidades que mais registraram roubos de janeiro a último novembro.

É válido ressaltar que a primeira fase da Operação Verão 2023/2024, que abrange 16 municípios do litoral sul e norte, teve início somente em 18 de dezembro de 2023.

A 2ª fase ocorrerá entre os dias 6 de fevereiro de 2024 e 23 de fevereiro de 2024.

Ao todo, 3.108 mil policiais militares reforçarão as atividades de policiamento e proteção à população.

No mesmo período de 2023, além dos registros de furtos e roubos, a região teve um total de 2.048 veículos recuperados em 2023.

Em 2022, foram recuperados apenas 1.448 veículos

Ao todo, 768 armas de fogo foram apreendidas em 2023, contra 655 em 2022

.

Preocupação

Com isso, questionado sobre o crescimento desses números, as Prefeituras das cidades mencionadas comunicaram sobre as medidas de segurança aplicadas para evitar essa preocupação.

Bertioga

A Prefeitura de Bertioga informa que a Segurança Pública ostensiva, como dever do Estado, tem sido um desafio para os municípios. A Administração reitera que foram inúmeros, as solicitações para aumento do efetivo fixo da Polícia Militar (PM) presente no município.

Com relação à alta, observamos que a dinâmica da Pandemia trouxe variações à tona em todo país. Sentidas não somente na Baixada Santista, mas apresentando novos números, crescentes e decrescentes, em todo estado. Vale ressaltar que Bertioga apresenta varjões em queda para casos de Roubos- Outros, Estupro, Homicídio Doloso e Furto de Veículo. Conforme mostram os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), comparativamente entre 2022 e 2023.

Hoje Bertioga tem mais de 800 câmeras de monitoramento funcionando, espalhadas por diversas regiões do município. E também nos principais acessos ao município, incluindo Rodovia Rio-Santos, que é de Jurisdição Estadual.

Com relação as medidas adotadas para contenção da criminalidade, Bertioga possui investimentos recordes na Segurança, como aumento do convênio da atividade delegada, com mais de 170 plantões mensais; Concessão de 4 novas viaturas para a Polícia Militar; Ampliação do efetivo da GCM; são 168 candidatos-alunos em treinamento no momento; Aquisição de equipamentos para corporação; coletes, armamento e fardamento; Aquisição de 22 viaturas para frota; mais 10 viaturas sendo licitadas ; Aumento das câmeras de monitoramento instaladas; Criação de um Complexo de Segurança; em construção; Criação de novas bases da GCM em Boracéia, Indaiá e Vista Linda e Reforço de Operações especiais; Força Tarefa, Lei e Ordem, Ferro Velho, Cavalo de Aço, entre outras realizadas em conjunto com a PM.

Cubatão

A Prefeitura de Cubatão comunica que de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, os números retratam um comportamento considerado normal dentro dos padrões. Porém, ressalta que em geral os índices são semelhantes ao anterior à pandemia. A Prefeitura tem tomado medidas para enfrentar a questão da Segurança Pública em Cubatão.

“Implantamos a Guarda Civil Municipal (GCM) desde 3 de setembro de 2021, e ampliamos o número de postos e a remuneração da operação delegada, atraindo com isso mais policiais para atuarem no Município. Para reforçar o monitoramento, foi criado Centro Operacional de Cubatão, inaugurado no mês passado, agregando imagens ao processo de vídeo monitoramento, Além disso, realizamos novo concurso para a GCM, o que possibilita aumento de efetivo da cooperação, sem contar a atuação de forma preventiva através da retomada de atividades do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas’’, ressaltou a Pasta.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informa que o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública são competências constitucionais da Polícia Militar, vinculada ao Governo Estadual. Apesar disso, o Município faz sua parte, mantendo o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) nas vias públicas.

A Administração Municipal investe R$ 4,4 milhões anualmente em recursos municipais para o apoio às forças policiais estaduais em suas atividades de segurança na Cidade. São beneficiadas com o aporte as polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros.

Atualmente, mantém ainda o Programa de Atividade Delegada com 600 policiais/mês, em horário de folga, reforçando o patrulhamento na Cidade. E a cessão de espaços para a atuação das forças de segurança. O prefeito de Guarujá, Válter Suman, já solicitou o aumento do efetivo policial ao Comando de Policiamento do Interior 6 – CPI-6, com a antecipação da Operação Verão, além de pleitear o reforço permanente do efetivo na Cidade, que possui um déficit superior a 30%.

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande informa que acompanha as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. Assim como, trabalha intensamente em ações de segurança pública, tanto por meio da gestão com o governo do Estado quanto com ações municipais.

Entre as ações específicas por parte da Administração Municipal, destaque para a contratação de mais 145 guardas civis municipais ocorrida em 2023, que já estão atuando na corporação e reforçando a segurança de moradores e turistas. A GCM conta atualmente com um efetivo de 518 integrantes e mais 20 candidatos estão em curso de formação para, em breve, integrar a corporação. Constantemente, são realizadas ações conjuntas com a Polícia Militar e Polícia Civil, além de outras secretarias municipais, com o objetivo de manter a ordem na Cidade e também evitar delitos como roubos e furtos.

Ainda relacionado à GCM, investimentos em capacitação, como cursos de aprimoramento, e em modernos equipamentos são frequentes.

É importante destacar que a Cidade investe maciçamente em tecnologias voltadas à segurança pública. Atualmente, são quase 3.400 câmeras de monitoramento espalhadas em diversos pontos da Cidade, como orla, viadutos, centros comerciais e prédios públicos, que contribuem significativamente nas ações de combate à criminalidade. Softwares de última geração, como de leitura de caracteres e de reconhecimento facial, complementam o sistema.

Operação Verão em Praia Grande

A Cidade recebeu em 2023 o reforço de mais de 530 policiais militares por meio da Operação Verão, graças a um convênio entre Prefeitura e governo do Estado, no qual a Administração Municipal arca com as despesas de alimentação e estadia de policiais militares vindo de outras cidades do estado, geralmente do interior, para reforçar a segurança na Cidade.

A Administração Municipal observa ainda que durante a temporada o Município recebe um grande número de turistas principalmente a partir do Réveillon, chegando a contar com mais de 1,5 milhão de pessoas entre população fixa e flutuante. Porém, embora o pico ocorra na temporada, aos finais de semana ao longo do ano, a procura pela Cidade por parte de turistas de várias localidades do País também é intensa, o que reflete nas estatísticas.

Por fim, a Administração Municipal frisa que continua buscando o aumento do efetivo fixo das polícias Civil e Militar da Cidade junto ao Governo do Estado.

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), informa que tem ciência dos indicativos apontados e, apesar da segurança pública ser de responsabilidade do Estado, o Município não tem medido esforços para proporcionar melhorias no setor.

No mês de dezembro, o prefeito Kayo Amado anunciou a construção de uma nova Base Operacional para a Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM) na Praia do Itararé. A proposta visa trazer segurança para moradores e turistas durante todo o ano, com policiamento ostensivo no trecho, buscando ocupar o espaço, trabalhando preventivamente para combater a criminalidade.

A atual gestão, em setembro de 2022, inaugurou o Centro de Controle Operacional (CCO), primeiro sistema de monitoramento da história de São Vicente, que, por meio de totens e câmeras de segurança, fiscaliza pontos estratégicos da Cidade. O local integra profissionais da GCM, PM e Secretaria de Mobilidade Urbana. O CCO também conta com sala para gestão de crise, onde ocorrem reuniões envolvendo as forças de defesa e segurança do Município e Estado.

Ocorrências

A Administração Municipal também tem investido na GCM com entregas que visam agilizar e qualificar o atendimento das ocorrências. A atual gestão promoveu a entrega de radiocomunicadores a todo o efetivo. Os aparelhos contam com sistema de geolocalização via GPS e são essenciais para que os profissionais possam atuar em conjunto. Até a concretização da entrega (efetuada em outubro de 2022), os GCM’s se comunicavam via celular.

Outra conquista que trouxe mais segurança aos profissionais foi o convênio firmado com a Polícia Federal (PF) que habilitou a Guarda ao porte institucional de arma de fogo.

Dessa maneira, possibilitando a administração adquirir armas Institucionais, proporcionando, assim, mais um mecanismo fundamental para a autodefesa, zelando pela segurança do agente e, consequentemente, do cidadão.

Também compõem o pacote de entregas a aquisição de dez novas viaturas adaptadas ao uso policial, coletes balísticos e o investimento em capacitação.

As iniciativas atrelam-se à proposta de atuação preventiva da GCM, que com a Operação Bairro Seguro, passou a fiscalizar estrategicamente bairros com alto índice de ocorrências registradas.

Entretanto, vale ressaltar mais uma vez que a segurança pública compete ao Estado, com apoio da municipalidade. O prefeito Kayo Amado segue atento ao cenário que envolve o Município, cobrando do Governo de São Paulo ações efetivas que garantam mais segurança aos moradores e turistas.

Santos

A Prefeitura de Santos esclarece que o combate e a investigação de furtos, roubos e outros delitos são de responsabilidade das autoridades policiais, que têm, em Santos, apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do seu efetivo e videomonitoramento. A Polícia Militar mantém equipes no Centro de Controle Operacional (CCO) do Município. E tem acesso a todas as imagens das 1.736 câmeras espalhadas pela Cidade.

Além de zelar pelos próprios públicos e pelo cumprimento do Código de Posturas do Município, a GCM faz rondas diuturnas em toda a Cidade.

Assim como, realiza forças-tarefas em ferros-velhos em conjunto com as forças policiais no combate à receptação de materiais ilícitos. E quando flagra atitudes suspeitas, os autores são conduzidos ao distrito policial.

A Prefeitura destaca, ainda, o recente investimento de R$ 53 milhões em segurança, por meio do plano ‘Santos Mais Segura’ lançado pelo prefeito Rogério Santos, em setembro do ano passado. Ao todo, a GCM ganhou novas 23 viaturas para forças-tarefas, operações especiais, patrulhamentos e rondas ostensivas. Com isso, o total passou ser de 116 veículos, incluindo carros, motos, quadriciclos, bicicletas e botes.

Também foram entregues 30 pistolas e cinco carabinas aos guardas municipais, sendo que mais 170 pistolas serão adquiridas, totalizando 205 armas. Ressaltamos, ainda, que a atuação da GCM com armamento teve início em janeiro de 2022. E visa trazer mais segurança aos próprios profissionais, que atendem a diversas ocorrências por toda a Cidade.

Destaque também para a tecnologia:  dois drones de alta performance foram adquiridos pelo Município (também em setembro). Estes novos equipamentos permitem a transmissão de imagens em tempo real para o CCO, que integra serviços públicos e forças de segurança.

O pacote também contou com abertura de concurso para ingresso de mais 200 guardas. Com isso, o efetivo da GCM passará a ser de 632 agentes, representando um aumento de 45%.

Operação Verão Santos 2024

Com a expectativa da vinda de quase três milhões de pessoas para a região, a Operação Verão Santos 2024, já está em vigor na Cidade com a maior estrutura já adotada para a alta temporada.

A operação segue até 14 de fevereiro com várias ações de patrulhamento e monitoramento das vias e espaços públicos.

Desse modo, unindo a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar (PM), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Corpo de Bombeiros.

Além disso, a região da Orla terá efetivo de 230 guardas municipais (em revezamento). Sendo assim, o maior da história da Cidade, quase 30% superior aos anos anteriores (antes eram cerca de 180 guardas). Ao todo, serão 427 guardas atuando em todas as regiões da Cidade, em apoio às demais forças de segurança.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.