Cubatão promove o Festival de Bandas do Projeto Um Toque de Cidadania | Boqnews
Foto: Divulgação

Cidades

16 DE NOVEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Cubatão promove o Festival de Bandas do Projeto Um Toque de Cidadania

Evento ocorrerá no Centro Esportivo Pita em comemoração ao dia do músico

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em comemoração ao dia do músico, celebrado no dia 22 de novembro, a Afaban – Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista, de Cubatão promove o Festival de Bandas do Projeto “Um Toque de Cidadania”.

Ao todo, representantes das nove UMEs (Unidade Municipal de Ensino) irão se apresentar como: Padre José de Anchieta, Maria do Rosário, Dr. Luiz Pieruzzi Netto, Ulysses Guimarães, Rui Barbosa, Padre Manoel da Nóbrega, João Ramalho, Mário de Oliveira Moreira e a Usina Henry Borden.

Portanto, desenvolvido há mais de 15 anos pela UME Padre José de Anchieta, o projeto expandiu para outras escolas. O objetivo é ensinar aos jovens a tocarem instrumentos musicais, sempre no contraturno do horário das aulas.

Atualmente, cerca de 500 alunos da rede municipal participam da iniciativa, com aulas de música, dança e coreografia, além de obter conhecimentos sobre diversos instrumentos musicais.

“A proposta da AFABAN é formar novos cidadãos através da música, tão importante na vida deles desde pequenos. Despertamos esse interesse e ofertamos apoio com instrumentos e vestimentas, assim eles têm a real noção do quanto este aprendizado fará a diferença em sua vida”, avalia o presidente da Associação Luiz Carlos de Araújo.

Para a realização do festival, a Prefeitura Municipal de Cubatão forneceu os equipamentos necessários, a partir de emenda impositiva no valor de R$ 137 mil reais, como botas para o corpo musical e a linha de frente, além de quepe (chapéu) no estilo militar. Ao todo cerca de 500 jovens estarão participando do festival.

O festival será realizado no Centro Esportivo Pita (Rua Arlindo Leandro – N°13 – Vila Nova) no próximo dia 20, às 15h e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Sobre o Dia do Músico

Desta forma, o Dia do Músico é celebrado em 22 de novembro em homenagem à figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, de acordo com a tradição Católica. Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano I e era uma cristã bastante devota.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.