CVV mantém atendimento sem interrupção | Boqnews

Cidades

17 DE DEZEMBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

CVV mantém atendimento sem interrupção

Com 56 voluntários, o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santos recebe ligações nas 24 horas do dia, sem interrupção. São pessoas, que segundo o voluntário Renato (como é conhecido por quem faz as ligações), precisam de um momento de atenção exclusiva. “De forma anônima, sem qualquer tipo de gravação ou rastreamento telefônico, as […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com 56 voluntários, o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santos recebe ligações nas 24 horas do dia, sem interrupção. São pessoas, que segundo o voluntário Renato (como é conhecido por quem faz as ligações), precisam de um momento de atenção exclusiva.


“De forma anônima, sem qualquer tipo de gravação ou rastreamento telefônico, as pessoas se sentem seguras para desabafar. Muitas perderam entes queridos, outras estão longe, por diferentes motivos, de seus familiares e amigos, e não teriam ninguém para conversar. Fazemos o papel do ombro amigo”, ressalta.


Na noite de Natal, a situação não é diferente. Durante todo o dia, inclusive da meia-noite às 6 horas, existe um voluntário para atender as ligações de quem passa um natal solitário. “Em uma data em que a maioria das pessoas está feliz, que é propenso para grandes alegrias, existem pessoas que, por diferentes razões, ficam tristes e sem ninguém para conversar na noite de Natal. E estamos aqui para atende-las e confortá-las”, revela.


É importante esclarecer, de acordo com Renato, que os voluntários do CVV não dão sugestões ou dicas de como se posicionar ou o que fazer. “Somos um apoio. Oferecemos um momento exclusivo para que a pessoa fale durante o tempo que precisar. Mesmo com todas as nossas vivências, uma atitude que foi boa para mim, pode não ser para a pessoa do outro lado da linha e como ela está abalada e frágil, pode ouvir um simples conselho como a grande verdade”, explica.


Os voluntários passam por uma seleção e depois curso teórico e prático oferecido pelo posto do CVV, gratuitamente. “São pessoas que acreditam no valor da vida. Não existe a exigência de serem profissionais. Somos todos leigos, não há profissionais em Psicologia, por exemplo”, ressalta.


O projeto funciona em todo o país, com 40 postos e 2 mil voluntários que se revezam em plantões de 4 horas e meia por semana para o atendimento. Na região, basta que a pessoa ligue para o telefone 141 ou 3234-4111, em Santos, e 3467-4111, em São Vicente. Pelo site www.cvv.org.br  é possível conversar pelo chat, todos os dias, das 7 às 23 horas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.