Deficientes visuais encenam espetáculo de Natal | Boqnews

Cidades

14 DE DEZEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Deficientes visuais encenam espetáculo de Natal

O Natal de São Vicente este ano recebe apresentação artística especial da Oficina de Teatro da Instituição Braile de Santos (IBS). O grupo apresentará o nascimento do menino Jesus na peça “O Rei dos Reis” no dia 15 de dezembro, às 16 horas, no Centro Cultural Carlos Alberto Andreoli, antigo Cine 3D (Praça 22 de […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Natal de São Vicente este ano recebe apresentação artística especial da Oficina de Teatro da Instituição Braile de Santos (IBS). O grupo apresentará o nascimento do menino Jesus na peça “O Rei dos Reis” no dia 15 de dezembro, às 16 horas, no Centro Cultural Carlos Alberto Andreoli, antigo Cine 3D (Praça 22 de Janeiro – Gonzaguinha). A entrada é franca. Após o espetáculo, haverá a apresentação do Coral da instituição, sob a regência de Maria de Lourdes Bastos (Tuka).


O espetáculo narra, através de um contador de histórias, a visita dos Três Reis Magos a Herodes, após o anjo Gabriel anunciar a chegada de José e Maria em Belém de Judá à procura de hospedagem. A peça ainda conta com cenas de dança dos animais (vaca, burro e camelo), ao ritmo de “Jingle Bell Rock” e, no final, com a emocionante cena do nascimento do menino Jesus, em meio a um presépio, onde todos cantam e dançam “Glória, Glória, Aleluia”.


A peça tem duração aproximada de 20 minutos e conta com a direção e texto de Fátima de Queiroz e Ivan Matvichuc. O elenco é composto por Nair Sansigolo (diretora social da IBS), Ireni de Souza (presidente da IBS), Maria Luiza Ramos (conselho deliberativo da IBS), Rita de Sá (voluntária, psicóloga da UniSantos), Jorgete Martins da Cruz Chaves (tecladista voluntária) e pelos atores deficientes visuais Luiz Carlos Almeida, Iracema Pessoa de Lima, Eli Figueiredo, Janina Ciardela Chaves, Vandernilson Nogueira Chaves e Olinda Nogueira da Silva.


A Instituição Braile de Santos existe desde 1958, fundada por um grupo de senhoras da sociedade, com a ajuda do então padre da Igreja do Embaré. As moças compraram a primeira sede da IBS com o objetivo de aprimoramento moral, material e intelectual das pessoas cegas. A instituição ensinava a ler e escrever em braile, a se locomover com a bengala e dava aulas do ensino primário.


Sem o objetivo de formar atores, o projeto artístico é realizado há mais de cinco anos, com a função de trabalhar o relacionamento em grupo, a faculdade física e mental do deficiente visual, desenvolvendo a autoexpressão, autoestima e cidadania. “É extremamente gratificante mostrar a capacidade e o empenho de pessoas que, apesar das limitações, são capazes de realizar um espetáculo teatral dentro de suas possibilidades com eficiência, disposição e, principalmente, alegria”, conta Fátima.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.