Dia das Crianças está repleto de atrações e atividades em Santos | Boqnews
Dia das Crianças/Foto: Isabela Carrari/PMS

Feriado

11 DE OUTUBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Dia das Crianças está repleto de atrações e atividades em Santos

Diversão está garantida em Santos nesta quarta

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Não vai faltar programação para a criançada se divertir no Dia das Crianças, em Santos, nesta quarta-feira (12). São diversas atividades recreativas e educacionais espalhadas pela Cidade, nos parques, em diversos equipamentos turísticos e em festas dentro dos bairros. Confira:

Na quarta-feira (12), o Aquário Municipal terá uma programação repleta de atrações gratuitas.

É o Santos pelo Oceano, evento realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) que faz parte do Diálogos da Cultura Oceânica, da Unesco. Das 9h às 14h, na praça em frente à saída do parque, pais e crianças serão recebidos com brindes, pipoca, algodão-doce e brinquedos infláveis, além de diversas curiosidades.

Por meio de dezenas de parceiros, o público terá acesso, por exemplo, a uma experiência de mergulho em Realidade Virtual, pinturas de animais marinhos (para levar para casa), exposição de fotos e uma peça de teatro circense.

O espetáculo da Trupe do Mar começa às 11h, com os artistas passando uma mensagem de preservação ambiental de forma lúdica e pedagógica, com números circenses que prometem divertir, entreter e educar adultos e crianças.

Já o grupo O Boticário estará com um veículo onde o público poderá cortar o cabelo. O material obtido, os fios de cabelo, será utilizado para confecção de perucas e mantas que absorvem produtos químicos derramados no mar.

Outra atração é o Monstrolixo, uma grande escultura feita com materiais reutilizáveis.

O projeto é uma parceria com a escola de Vila do Conde, em Portugal, e a UME Ayrton Senna, da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Haverá, também, um posto de entrega voluntária de resíduos eletroeletrônicos, da Green Eletron. É só levar os aparelhos velhos que eles serão reciclados.

Ainda para a diversão da garotada, haverá ônibus de divulgação científica com microscópios, desenhos para colorir, acervo biológico sobre a vida marinha e silvestre, exposição com os resíduos coletados da praia, oficinas de ninho e pintura de aves oceânicas, exposição de minibarco de pesca e de pranchas de surfe históricas, entre outras atrações.

Na praça que fica ao lado do Aquário, no calçadão da praia, será realizado o Festival Náutico, que reunirá diversas modalidades como stand up, caiaques e natação – as inscrições estão encerradas. O Festival Náutico contará com a exibição de canoas a remo e olímpicas, do Clube de Regatas Bandeirante, de São Paulo. A modalidade de canoas fará parte da programação oficial da Olimpíada de Paris, em 2024.

No mesmo local, será feito um mutirão de limpeza de praia, a partir das 9h, uma ação também aberta ao público. Os participantes devem levar água e protetor solar. O evento contará com lixeiras para orgânicos e recicláveis, material desenvolvido pelo projeto Niltex. Ao final, os resíduos serão encaminhados para reciclagem.

A lista dos parceiros do Santos pelo Oceano é formada por Seduc, Aquário (Equipe de Educação Ambiental/Semam), Associação Santista de Longboarder, Santos Lixo Zero, Instituto Mar Azul, Unifesp, Unip, ICMBio, Laje de Santos, O Boticário, Escola Jean Piaget, Ecofaxina, Surf Limpeza, Gremar, Instituto Sea Shepherd, Huber Arte Marinha, Mantas do Brasil, Instituto Albatroz, Instituto de Pesca, Museu do Surfe, Green Eletron, Parley Brasil e Niltex.

Na Zona Noroeste, as atrações do Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro) são as sessões do espetáculo Caranguejinho (Arte e Meio Ambiente), a cargo da Bordallo Cultural, propondo diálogos sobre a Cultura Oceânica, entre quarta-feira (12), às 14h30, e quinta (13) e sexta-feira, com apresentações às 10h e às 13h.

A apresentação vai permear narrativas do ecossistema do manguezal e o meio ambiente. Através das linguagens do circo-teatro, dois palhaços dão vida à apresentação “caranguejinho”. Explorando as habilidades do circo e músicas populares, eles vão contar histórias, brincar com a plateia e compartilharão grandes aventuras, propondo um diálogo entre as relações cotidianas e o mangue. Por meio da linguagem circense, o espetáculo propõe mostrar a relação entre o mar e o mangue como parte da construção de um ecossistema saudável e restaurado.

Ainda na quarta, o Jardim Botânico também vai promover a pré-estreia do Espetáculo Histórias em Quadrinhos, às 15h30.  São contos e histórias interativas de fantasmas, monstros, vilões e super-heróis.

Localizado na Praça Washington s/nº, no José Menino, o Orquidário Municipal comemora o Dia das Crianças com o evento ‘Serviços Ecossistêmicos Oceânicos’, com atividades das 10h às 13h, e das 14h às 17h, no Recanto do Trovador. Outra atração será a Oficina de Reutilização ‘Telefone sem fio’, que será realizada às 10h e às 15h (com 10 vagas por horário).

Na entrada do Orquidário, haverá distribuição de pipoca e algodão-doce. O parque também contará com apresentação artística, às 9h30, ‘Uma aventura marinha’ com eco yoga, a cargo de Carolina Ramino; às 15h, ‘Um mar de canções’, contação de histórias com música. Também no Orquidário, Cláudia Torres apresentará, às 10h e às 15h, os espetáculos ‘Mares contados’ e ‘Contadores de Histórias’.

Uma oficina de minibarista é a opção para quem for passear no Bonde Café na quarta-feira. As crianças poderão entender o processo de preparo da bebida e aprender a decorá-la com criatividade. As saídas serão às 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30. Na data, todos pagarão meia passagem (R$3,50). Crianças de até 5 anos que vão no colo dos pais não pagam.

Na Concha (orla da Praia do Gonzaga) os pequenos poderão assistir ao espetáculo infantil ‘Os Óculos do Invisível’, com sessões às 10h, 12h, 14h e 16h.

A peça – inspirada no livro de mesmo nome – faz parte do projeto ‘Amanhã Gente Grande’ da Fundação Logosófica de Santos, abordando temas como ‘bullying’, amizade, confiança e como lidar com os pensamentos e sentimentos.

No enredo, Alan e Anabel são muito diferentes, mas grandes amigos. Quando Anabel faz 10 anos, descobre que precisa usar óculos e Alan passa a fazer piadinhas sem graça sobre a amiga. Essas dificuldades oferecem uma grande oportunidade de aprenderem algo valioso para toda a vida: um superpoder de enxergar o invisível.

A Casa do Trem Bélico (Rua Tiro Onze, 11 – Centro Histórico) recebe, às 14h, o lançamento oficial do Trono Real do Zé Corneteiro. Totalmente construído com material reciclado, a poltrona levou três meses de trabalho para ficar pronta.

De acordo com o artista Miguel Escandon, que dá vida ao personagem Zé Corneteiro, trata-se de um projeto único, que irá contribuir para imprimir o sorriso no rosto de crianças de todas as idades e, também, mostrar a importância da sustentabilidade.

A melhora nas temperaturas, nos últimos dias, é um pedido para colocar a garotada se divertindo nas quatro fontes interativas do Município. Duas se encontram na Ponta da Praia (Praça Luiz La Scala, atrás do Aquário Municipal, e outra em frente ao número 33 da Avenida Saldanha da Gama), outra está na Lagoa da Saudade (morro da Nova Cintra) e a quarta no Jardim Botânico (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro).

As da Ponta da Praia funcionam nos seguintes horários: das 9h às 10h30, das 16h às 17h, das 17h30 às 18h30, das 19h às 20h, das 20h30 às 21h30, e das 22h às 23h. Na Lagoa da Saudade, das 10h às 11h, das 14h às 15h, e das 17h às 21h. No Jardim Botânico, das 10h às 12h, das 14h às 16h e das 17h às 18h.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.