EMTU publica edital de contratação de projeto executivo da 3° fase do VLT | Boqnews
VLT Foto: Rom Santa Rosa/Arquivo

Transporte

21 DE DEZEMBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

EMTU publica edital de contratação de projeto executivo da 3° fase do VLT

Trecho terá 7,5km de extensão e quatro estações

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Foi publicado no Diário Oficial do Estado, o edital de contratação do projeto executivo do trecho Barreiros-Samaritá do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Área Continental de São Vicente. O objeto da contratação inclui, além do projeto executivo da terceira fase do VLT, também os projetos básico e executivo de rede aérea, pátio e bicicletário, e a readequação dos projetos básicos das estações que integram o Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista (serviço de ônibus metropolitano integrado ao VLT).

A realização da sessão pública para apresentação das propostas das empresas está marcada para 11 de março de 2021, na sede da EMTU/SP em São Bernardo do Campo.

“Iniciamos a obra do 2º trecho e estamos avançando com as etapas para iniciar as obras do 3º trecho. O VLT transforma as regiões por onde passa, revitalizando, unindo bairros ao centro, pontos turísticos e de trabalho” frisou o secretário de Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy.

Em 24 de novembro, os secretários de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, haviam autorizado a licitação do 3º trecho do VLT da Baixada Santista. O trecho em São Vicente entre o Terminal Barreiros e o bairro de Samaritá terá 7,5 km de extensão e quatro estações. Quando for completamente concluído, o VLT terá um total 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação entre São Vicente e a Estação Porto, em Santos, e também a ligação entre Barreiros a Samaritá. O sistema deverá operar com 33 VLTs transportando diariamente 95 mil passageiros.

Segunda etapa

O governo de SP iniciou no final de agosto deste ano a segunda etapa do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Terminal Valongo, em Santos. O novo trecho terá investimento de R﹩ 217,7 milhões e capacidade para transportar até 35 mil passageiros por dia. A segunda etapa terá 8 km de extensão e prevê a construção de 14 estações com acessibilidade, duas pontes sobre o canal 1, via permanente, quatro subestações de energia, sistema de rede aérea, sinalização viária e urbanização.

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.