Entenda porque baleias e golfinhos encalham nas praias de Santos | Boqnews
Foto: Gremar

Santos

31 DE AGOSTO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Entenda porque baleias e golfinhos encalham nas praias de Santos

Após a mudança na regulamentação que proibiu a caça indiscriminada dessas baleias, houve grande expansão populacional da espécie

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Dez golfinhos e três baleias apareceram mortos nas praias de Santos em 2021.

Apesar do número de encalhamentos parecer alto, o Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão da Fauna explica que o aparecimento desses animais na orla santista é normal.

As baleias surgem da migração em razão do acasalamento e reprodução, e os golfinhos são animais ‘residentes’ na região, sujeitos a encalhe como qualquer outro animal marinho.

“A costa brasileira é rota de migração das baleias jubarte entre abril e setembro. Nas regiões litorâneas, como é o caso da Baixada Santista, as baleias encontram águas mais tranquilas para acasalamento e reprodução, e a partir de setembro, os filhotes retornam às regiões polares”, explica a bióloga e coordenadora técnica do Gremar, Rosane Fernanda Farah.

Ela conta ainda que, após a mudança na regulamentação que proibiu a caça indiscriminada dessas baleias, houve grande expansão populacional da espécie.

Por isso, um aumento no aparecimento de animais mortos também era esperado. Em relação aos golfinhos, o encalhe nas praias também é previsto, levando em consideração o fato de que são animais habitantes da costa brasileira e que, por diversos motivos, como ataques de tubarão, doenças, erros na rota, entre outros, acabam encalhando nas praias.

Porém, apesar do encalhe desses animais ser esperado por razões diversas e naturais, alguns fatores provenientes da ação humana também podem resultar no óbito dessas espécies, como a quantidade excessiva de redes de pesca, que acabam enroscando nesses animais, a escassez de fontes de alimento e a presença de embarcações que incomodam os animais e acabam gerando colisões.

O Instituto Gremar trabalha por meio de equipes multidisciplinares no monitoramento ambiental, reabilitação de animais vitimados, atendimento veterinário aos animais vivos encontrados nas praias e necropsia daqueles que aparecem mortos.

A ONG também realiza atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais e atendimento a emergências ambientais com fauna.

Também oferece cursos para profissionais da área de ciências biológicas, medicina veterinária, oceanografia e gestão ambiental, com o intuito de aperfeiçoar conhecimentos específicos sobre conservação dos ambientes marinhos e costeiros.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, debilitados ou mortos, é preciso entrar em contato pelos telefones 0800-6423341 ou (13) 99711-4120.

Os contatos também podem ser acionados em caso de manchas de óleo nas praias.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.